Um vereador de Cabaceiras do Paraguaçu, cidade no interior da Bahia, foi preso neste domingo (15) em Salvador, capital do estado, após tentar fugir da polícia pulando pelo telhado de um imóvel.
O político é investigado por participação em um homicídio ocorrido no Recôncavo Baiano e, segundo a Polícia Civil, também é suspeito de liderar uma organização criminosa envolvida em mortes e tráfico de drogas na região.
Conhecido como “Nenem de Augusto” (MDB), o vereador de 37 anos foi localizado durante uma ação da Polícia Civil da Bahia. No momento da abordagem, ele tentou escapar pelos fundos do imóvel, subindo no telhado da residência, mas acabou rendido pelos agentes.
Confira imagens da prisão do vereador:
Vereador investigado por homicídio pula de telhado ao tentar escapar da polícia na Bahia
— Itatiaia (@itatiaia) February 16, 2026
📹Divulgação / PCBA pic.twitter.com/FeQUz7D6PC
A prisão do político faz parte de uma investigação que apura crimes violentos no Recôncavo Baiano. O vereador é suspeito de envolvimento no homicídio de Josevaldo da Conceição, em setembro de 2025, no povoado de Quixabeira, zona rural da cidade de Governador Mangabeira. A vítima foi encontrada às margens de uma estrada, ao lado de uma motocicleta, com lesões na cabeça.
De acordo com o inquérito policial, além desse caso, o parlamentar é investigado por supostamente autorizar pelo menos outros dois homicídios. A apuração também aponta possível ligação do grupo criminoso com o tráfico de drogas na região.
Durante o cumprimento do mandado judicial, outras pessoas que estavam com o suspeito foram conduzidas à unidade policial. Um dos homens danificou o próprio aparelho celular no momento da intervenção policial para tentar mascarar provas.
Sobre a posse dos suspeitos, os policiais também apreenderam quatro veículos, porções de maconha, aparelhos celulares, comprovantes de depósitos em dinheiro, passaportes internacionais e outros documentos que, segundo a corporação, podem auxiliar no avanço das investigações.
O inquérito foi instaurado na Delegacia Territorial de Cabaceiras do Paraguaçu. O vereador permanece custodiado e à disposição do Poder Judiciário. As diligências continuam para esclarecer completamente os fatos e identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.