Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Carnaval 2024: BBC coloca Belo Horizonte como a ‘nova sensação’ do Brasil

O jornal britânico cita a acessibilidade financeira, a segurança e a atmosfera autêntica como fatores que tornaram BH um dos destinos mais procurados

Um dos maiores jornais britânicos, a BBC colocou Belo Horizonte como “a nova sensação” do Carnaval do Brasil em 2024, rivalizando com Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador.

A reportagem destaca o como a folia de Belo Horizonte mantém uma atmosfera “menos controlada”, com eventos “mais livres” em comparação com outras capitais.

A BBC coloca a acessibilidade financeira, a segurança e a atmosfera “autêntica” como fatores que tornaram a capital mineira um dos destinos mais procurados no Carnaval de 2024, com a presença de artistas renomados, como Anitta.

A matéria afirma que, apesar da cidade ser pouco conhecida internacionalmente, o evento atrai um número recorde de 5,5 milhões de foliões, superando a população local - que tem 2,3 milhões de habitantes, de acordo com o Censo 2022.

Segundo a BBC, o número de blocos de BH superam o do Rio de Janeiro neste ano, com a previsão de movimentar R$1 bilhão na economia.

Leia também

Resistência

Ao contrário de outros centros turísticos, o crescimento da folia de BH é atribuído a um movimento orgânico, relacionado à resistência política, que trouxe um novo vigor à tradição nos últimos anos.

A matéria lembra como a cidade ficava “deserta” durante os carnavais e começou a reverter o cenário após o movimento conhecido como “Praia da Estação”, que era contra a medida da PBH que proibia o uso da Praça da Estação para eventos festivos.

O ato de oposição ao ex-prefeito Márcio Lacerda, que incentivou os blocos a irem para as ruas de BH, é visto com ironia pelo jornal britânico pelo fato de, hoje, o governo de Minas investir R$6 milhões em publicidade para atrair turistas durante a folia.

Por outro lado, a matéria cita a “cultura boêmia” da capital de Minas como uma das responsáveis pela atmosfera “descontraída” que domina o renascimento do Carnaval de BH.

A BBC menciona os blocos Pisa na Fulô e Truck do Desejo como um dos mais populares de Belo Horizonte, simbolizando a nova cultura carnavalesca da cidade.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.
Leia mais