Ouvindo...

Previsão do tempo: Natal dever ser de chuva intensa em BH e MG; confira

De acordo com a Defesa Civil, temperatura mínima foi de 20,3 °C, a máxima estimada é de 29 °C; número de mortos devido às chuvas e Minas Gerais subiu para seis.

BH completa neste sábado 50 dias sem chuva; veja previsão do tempo para os próximos dias.

O feriado de Natal, celebrado nesta quarta-feira (25), será de chuva, por vezes fortes, em Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o dia será de céu parcialmente nublado a nublado com chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, a qualquer hora do dia. A temperatura mínima foi de 20,3 °C, a máxima estimada é de 29 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 50% à tarde.

Ainda durante a manhã desta quarta, o órgão renovou o alerta com possibilidade de pancadas de chuva entre 30 e 50 milímetros, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h desta quinta-feira (26).

Vale destacar, que nessa terça-feira (24) a prefeitura de BH atuou na limpeza das ruas Delfino Francisco Xavier e Francisco Martins Marques, localizadas no Vale do Jatobá, Regional Barreiro, após chuvas intensas que atingiram a região. O volume de precipitação registrado foi de 41 mm em 45 minutos.

Em menos de uma hora chove 41 mm na região do Barreiro em BH; carros foram arrastados.

Os trabalhos contaram com a participação da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), Gerência de Manutenção, BHTrans e Guarda Civil Municipal. As ações incluíram limpeza e desobstrução de vias, retirada de entulhos, limpeza de bocas de lobo e remoção de veículos arrastados pelas águas.

Leia também

Número de mortos em Minas Gerais devido às chuvas

Sobe para seis o número de mortes em decorrência do atual período chuvoso no estado de Minas Gerais. A informação foi divulgada pela Defesa Civil estadual no boletim publicado nesta quarta-feira (25).

O corpo da sexta vítima foi encontrado nessa terça-feira (24) pelo Corpo de Bombeiros em Coronel Pacheco, no Vale do Rio Doce. Uma mulher, de 50 anos, estava em um carro com dois homens, quando o motorista perdeu o controle da direção e o veículo foi arrastado para um ribeirão. O acidente aconteceu nesse domingo (22).

As outras vítimas

Um idoso de 70 anos morreu após ser arrastado pela forte correnteza e transbordamento de um riacho na cidade de Maripá de Minas, na Zona da Mata de Minas Gerais, nesse domingo (22).

Três pessoas faleceram após o carro que elas estavam ser engolido por uma cratera que se abriu repentinamente na BR-474 em Ipanema, no Vale do Rio Doce, no dia 19 de dezembro.

O primeiro óbito foi registrado em novembro, na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A influenciadora Jhei Soares Martins, de 28 anos, foi arrastada pela enxurrada na Avenida Rondon Pacheco, após o carro em que ela e o marido estavam ser tomado pela água.

RECOMENDAÇÕES DURANTE A CHUVA:

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

EMISSÃO DE ALERTAS:

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.