Ouvindo...

Mapa e PC apreendem 4 mil frascos de cetamina, anestésico para uso veterinário no Sul de Minas

Produtos seriam revendidos como droga recreativa; apreensões representaram um prejuízo estimado de mais R$ 4 milhões aos infratores

Produtos seriam revendidos como droga recreativa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou nos dias 4 e 5 de agosto da Operação Ronda Agro XCV – Nêmesis que apreendeu mais de 4 mil frascos de medicamentos à base de cetamina, anestésico de uso exclusivo veterinário.

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em conjunto com a apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a operação tinha o objetivo de coibir o comércio ilegal combatendo o desvio de uso de produtos veterinários à base da substância.

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em estabelecimentos agropecuários na cidade de Perdões, no Sul de Minas. A fiscalização confirmou o envolvimento de empresas e médicos-veterinários na aquisição de produtos veterinários controlados com o objetivo de desviar seu uso para fins ilícitos.

Ao todo, foram apreendidos mais de 4 mil frascos de medicamentos à base de cetamina, anestésico de uso exclusivo veterinário. Os produtos seriam revendidos como droga recreativa, podendo atingir valor até quatro vezes superior ao preço original, gerando lucro ilícito aos envolvidos. As apreensões representaram um prejuízo estimado de mais R$ 4.315.403,52 aos infratores.

Durante a ação, também foram constatadas a falsificação de Notificações de Aquisição para a compra dos produtos e situações de maus-tratos a animais em uma clínica veterinária.

Leia também

Risco à saúde pública

A cetamina é um anestésico de uso veterinário regulamentado por controle especial, conforme a Instrução Normativa SDA nº 35/2017. No entanto, o uso indevido dessa substância como droga tem se tornado cada vez mais frequente, representando riscos significativos à saúde pública.

Estudos apontam que o uso recreativo da cetamina pode levar a quadros de dependência, convulsões, alterações comportamentais e, em casos graves, à morte. A substância também tem sido associada a síndromes clínicas graves, como lesões no trato urinário e hepático, e até mesmo ao uso em crimes como abuso sexual, sendo classificada como “droga para estupro” em determinadas situações.

Os “efeitos agudos da cetamina” foram responsáveis pela morte do ator de Friends Matthew Perry em outubro de 2023.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde