Asfalto arrancado, passeios destruídos e muitos buracos. A chuva dessa terça-feira (4) destruiu ruas de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte e, nesta manhã, a prefeitura começou os trabalhos de reparação.
A Itatiaia foi até a avenida Cardoso de Menezes, no bairro Alvorada, onde o temporal arrastou parte do asfalto da via. Segundo moradores da região, essa não é a primeira vez.
“Isso é recorrente há vários anos. A última chuva forte teve até carro arrastado e o asfalto foi todo arrancado. Já soltou outra vez”, relatou um deles. Sebastião Maia teve um prejuízo alto devido ao passeio completamente destruído pela encerrada. “Com material e a mão de obra, o valor é de R$ 4 mil”, afirmou.
Conforme a prefeitura, nenhum imóvel precisou ser interditado. “Nenhuma família está desalojada ou desabrigada”, informou.
Os impactos nas ruas e avenidas foram levantados pelas secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente, com o apoio das regionais. A Prefeitura de Sabará disse que atuou com diversas equipes nas ações de limpeza e desobstrução de vias.
Ainda conforme a prefeitura, por conta do relevo da região da avenida Cardoso de Meneses, o volume de água pluvial na via é grande. “Porém, o temporal de ontem (4/12), com alta precipitação em um ponto localizado, não é tão comum na região” explicou.
Por fim, a administração municipal informou que inúmeras obras de drenagens foram feitas em diversos bairros de Sabará nos últimos anos, com avaliação das características das bacias hidrográficas; identificação de pontos críticos de alagamento, entre outros.