Ouvindo...

Após barragem de contenção da Lagoa do Nado se romper, parque é fechado para visitação

PBH fez vistoria no local na manhã desta quinta-feira (14); choveu mais de 70 milímetros em duas horas na região

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, foi fechado para visitação nesta quinta-feira (14). Os portões do local ficaram fechados e até a entrada da imprensa no local era permitida.

Durantes esta manhã, equipes da prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fizeram uma vistoria na área da Lagoa do Nado. A barragem de contenção que segurava a água da lagoa se rompeu durante a forte chuva de quarta (13), fazendo com que a estrutura se esvaziasse por completo.

A Itatiaia esteve no parque e verificou que o local passou dia fechado. Profissionais da segurança do parque, guardas municipais e policiais militar controlam os portões e impedem a entrada de visitantes na área.

Leia também

Em nota, a PBH informou que a documentação exigida estava plenamente atendida, com emissão de Planos de Segurança, Plano de Ação de Emergência, Inspeções Regulares e monitoramento periódico, devidamente apresentados ao IGAM que é o órgão fiscalizador em Minas Gerais.

Na última avaliação da estrutura, realizada em outubro deste ano, também não foi encontrado nenhuma situação de emergência ou fator que implicasse risco à estabilidade das estruturas.

“A respeito do rompimento da barragem da Lagoa do Nado, nessa quarta-feira (13), a PBH informa que iniciou a contratação de uma inspeção especial, com consultor especializado externo, para elaborar um relatório detalhado sobre as possíveis causas e ações a serem adotadas para restabelecer o espelho d’água. Após essas primeiras análises serão feitos os estudos e projetos para a reconstrução da barragem por meio de processo licitatório. Ainda não é possível estimar o início das obras, mas a PBH trabalhará para agilizar as ações”, informou a PBH em nota.

A Prefeitura de H também disse que está trabalhando na limpeza e requalificação da área atingida pela água após o rompimento, evitando a obstrução das redes de drenagem.

“Equipes da Fundação Municipal de Parques, Guarda Municipal, Ibama e Secretaria Municipal de Meio Ambiente seguem também seguem trabalhando no resgate de animais atingidos e analisando os prejuízos causados à fauna do parque, que tem 311 mil metros quadrados de área. O lago ocupa uma área de 22 mil metros quadrados e é formado pelo represamento de três nascentes, afluentes do Córrego Vilarinho”, acrescentou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais