Equipes da prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fazem uma vistoria, na manhã desta quinta-feira (14), no Parque Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, em Venda Nova, em Belo Horizonte, após o rompimento da barragem de contenção durante as chuvas fortes.
Conforme a Defesa Civil, em duas horas, a região registrou 74,4 milímetros, ou seja, 31,5% do esperado para o mês de novembro. A reportagem da Itatiaia flagrou a chegada de uma van para resgate de animais no local. Os danos ainda estão sendo contabilizados.
Por isso, o parque deve ficar fechado hoje e amanhã (15). Não há data para a reabertura.
Nas imediações, muitos galhos de árvores e sujeira tomam conta das ruas. Ontem (13), os dois sentidos da avenida Pedro I chegaram a ser interditados devido ao risco de alagamento.
Risco
A regional está sob risco de deslizamentos e desabamentos devido à virtude dos volumes de chuvas registrados. O comunicado da Defesa Civil é válido até a próxima segunda-feira (18). Diante disso, recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Há previsão de novas pancadas ainda hoje. Conforme o órgão, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado, com chuvas e possíveis trovoadas isoladas. A temperatura mínima foi de 16,1 °C. A máxima estimada é de 25 °C.