A barragem do Parque Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, em Venda Nova, em Belo Horizonte, que rompeu, precisará ser reconstruída, e não há prazo para o início das obras. Isso foi o que informou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) por meio de nota na tarde desta quinta-feira (14).
O lago ocupa uma área de 22 mil metros quadrados e é formado pelo represamento de três nascentes, afluentes do córrego Vilarinho. Ontem (13), conforme a Defesa Civil da cidade, em duas horas, a região registrou 74,4 milímetros, ou seja, 31,5% do esperado para o mês de novembro. Diante disso, a estrutura não suportou o volume de água. Mais cedo,
De acordo com a PBH, a pasta responsável iniciou a contratação de uma inspeção com um consultor especializado externo para elaborar um relatório detalhado sobre as possíveis causas e ações a serem adotadas.
“Após essas primeiras análises, serão feitos os estudos e projetos para a reconstrução da barragem por meio de processo licitatório. Ainda não é possível estimar o início das obras, mas a PBH trabalhará para agilizar as ações”, disse a nota da administração municipal.
Hoje, a equipe trabalha no local para a limpeza e requalificação da área. “Equipes da Fundação Municipal de Parques, Guarda Municipal, Ibama e Secretaria Municipal de Meio Ambiente seguem também trabalhando no resgate de animais atingidos e analisando os prejuízos causados à fauna do parque”, informou.
Regular
Ainda segundo a PBH, os documentos previstos na legislação de segurança de barragens encontram-se “plenamente atendidas”.
Segundo a administração municipal, nas últimas inspeções realizadas, em outubro de 2024, verificou-se que a barragem não apresentou situação de emergência ou fator que implicasse risco à estabilidade das estruturas.
Previsão
Há previsão é de que hoje ocorram novas pancadas de chuva. Conforme a Defesa Civil, o dia será de céu nublado, com chuvas e possíveis trovoadas isoladas.