Vale abre 640 vagas para Jovem Aprendiz em 2026; Minas Gerais concentra mais de 170

Inscrições seguem abertas até 15 de fevereiro; oportunidades estão distribuídas em cinco estados, com vagas para jovens de 14 a 21 anos e sem limite de idade para pessoas com deficiência

Gustavo Ribeiro, 22 anos, admitido em 2025 por meio do Jovem Aprendiz

A Vale abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026, com 640 vagas distribuídas em cinco estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pará e Maranhão. O prazo para inscrição termina em 15 de fevereiro.

Em Minas Gerais, estão disponíveis 172 vagas, com oportunidades nos municípios de Barão de Cocais, Brumadinho, Itabira, Itabirito, Mariana e Nova Lima.

O programa tem duração de até dois anos e combina atividades teóricas e práticas, em parceria com o SENAI. Os cursos abrangem áreas como eletromecânica, mecânica, mineração, logística, tecnologia, segurança do trabalho, soldagem e desenvolvimento de sistemas, entre outras.

Vai ter concurso da PMMG em 2026? Veja o que se sabe até agora

Salários e benefícios

A remuneração varia de R$ 1 mil, para jornada diária de quatro horas, a R$ 1.380, para seis horas diárias. Os selecionados também terão direito a benefícios como assistência médica, seguro de vida, vale-transporte ou transporte local, vale-refeição ou refeitório na unidade e acesso a programas de apoio psicológico, jurídico e financeiro.

Quem pode participar

As vagas são destinadas a dois perfis:

  • Jovens de 18 a 21 anos e 11 meses, com ensino médio completo, para aprendizagem com prática na empresa;
  • Jovens de 14 a 17 anos e 11 meses, com ensino médio em andamento ou concluído, para aprendizagem com prática em ambiente simulado do Senai.

Para pessoas com deficiência (PcD), não há limite de idade.

Processo seletivo

A seleção será realizada de forma totalmente on-line e inclui provas digitais, dinâmicas de grupo, painel com lideranças, avaliação psicológica e exames médicos. Todas as etapas são acompanhadas pela plataforma de inscrição.

As inscrições devem ser feitas no site oficial da empresa.

Leia também

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego & Concursos.

Ouvindo...