Ouvindo...

Autora de biografia de Isabel Salomão, Daniela Arbex lamenta morte da médium: ‘Foi pioneira’

Arbex é autora do livro ‘Os dois mundos de Isabel’, que conta a biografia da médium e a trajetória dela de luta social e cura de fiéis de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e do mundo

Ela estava internada no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora, desde o dia 3 de novembro

A jornalista e escritora mineira Daniela Arbex lamentou a morte de Isabel Salomão de Campos, médium considerada uma das pioneiras do espiritismo no Brasil, falecida nesta segunda-feira (11), aos 100 anos.

Arbex é autora do livro ‘Os dois mundos de Isabel’, que conta a biografia da médium e a trajetória dela de luta social e cura de fiéis de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e de várias cidades do Brasil e do mundo.

"[Ela foi] Pioneira em relação à voz da própria mulher que não era respeitada, que era invisibilizada. E aí um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, ela ergue a voz publicamente para falar sobre uma doutrina espírita que não era nem reconhecida no Brasil. Ela é uma das maiores personalidades que nasceram no século XX”, disse a escritora à Itatiaia.

Leia também

Nas redes sociais, a escritora publicou uma homenagem à médium. “Jamais conheci um amor igual ao dela. Jamais. Isabel Salomão de Campos mudou o nosso mundo. Mudou a forma que enxergamos o passado, o presente e o futuro. Ela nos ensinou que a vida não começa no berço e não termina no túmulo. Viveu para servir ao próximo. [...] Convivi com ela durante 35 anos. Os mais felizes da minha vida. A senhora se tornou minha mãe, mestra, irmã, amiga. [...] A senhora conseguiu. Marcou a nossa alma e a vida de todos que tiveram o privilégio de viver no seu tempo. Obrigada por tudo. Por tanto. Receba na eternidade toda a nossa imensa gratidão”, escreveu.

O corpo de Isabel será velado a partir das 12h desta segunda-feira (11), na capela 1 do Cemitério Parque da Saudade, em Juiz de Fora, e sepultado às 17h30 no mesmo local.


Participe dos canais da Itatiaia:

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.