Ouvindo...

Moradores de BH denunciam vazamento de água de chuva nos ônibus: ‘sem direito de sentar’

Usuários do transporte público da capital mineira alegam que pagam um valor alto pela passagem e não podem usufruir dos assentos porque eles ficam molhados nessa época de chuva

Moradores de Belo Horizonte que utilizam as linhas de ônibus 2501 (Dona Clara/ Buritis) e 9407 (Alto Vera Cruz/Dom Bosco) denunciaram à Itatiaia nesta segunda-feira (28) o vazamento de água de chuva nos coletivos. A situação foi registrada por uma moradora e, no vídeo, é possível ver a água escorrendo nos assentos e por dentro das janelas de um dos veículos.

Leia mais:

“Eu estava indo para o centro na linha 5201, quando entrei no ônibus tinha goteira para tudo que é lado. Na volta, no sentido Buritis, eu peguei um ônibus pior ainda. Nossa, como molhava lá dentro. Todas as pessoas em pé no corredor, não tinha nem como encostar nas laterais”, afirmou a moradora do bairro Universitário, Rosemeire Gomes.

Para a moradora, a situação é um desrespeito com a população. "É absurdo a gente pagar tantos impostos e pagar a passagem e nos dias de chuva não ter o direito nem de sentar”, afirma.

Leia também

À Itatiaia, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que os agentes da BHTRANS e Sumob realizam diariamente o monitoramento e a fiscalização das linhas 5201 e 9407 e têm autuado os Consórcios operadores das linhas pelas irregularidades.

“Cabe ressaltar que, com a Lei 11.458/23 e o Decreto 18.370/23, foram estabelecidos critérios de qualidade e confiabilidade do sistema. Se os critérios não são atendidos para cada viagem, não há o pagamento da remuneração complementar às concessionárias”, esclareceu a PBH.

O órgão também afirmou que é importante que nesses casos os usuários registrem a reclamação por meio dos canais da Prefeitura, como o Portal de Serviços e PBH APP. “Além do número da linha, é necessário informar o número do veículo, dia e hora da ocorrência. Todas as reclamações são apuradas e enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas apontados pelos usuários”, finalizou.

A Itatiaia entrou em contato com o Sindicato de Transporte de Passageiros Metropolitano e aguarda resposta.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento