Ouvindo...

Chuva em BH faz Defesa Civil divulgar alerta de risco geológico ‘forte’; veja regionais

Comunicado vale pelo menos até esta terça e ocorre ‘em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas

BH segue sob forte alerta para efeitos da chuva; risco geológico é considerado forte na capital

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na manhã desta segunda-feira (28), alerta para risco ‘geológico forte’ nas regionais Oeste, Noroeste, Centro-Sul, Nordeste e Pampulha e risco moderado na regional Venda Nova. O comunicado vale pelo menos até esta terça-feira (29) e ocorre ‘em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas”, diz a Defesa Civil.

A regional Centro-Sul de Belo Horizonte registrou o maior volume de chuva nas últimas doze horas, com 53 milímetros, 48% de toda a precipitação registrada na capital.

Sinais de deslizamento:

* Trinca nas paredes;
* Água empoçando no quintal;
* Portas e janelas emperrando;
* Rachaduras no solo;
* Água minando da base do barranco;
* Inclinação de poste ou árvores;
* Muros e paredes estufados;
* Estalos.

Recomendações:

* Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;
* Coloque calha no telhado da sua casa;
* Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
* Não jogue lixo ou entulho na encosta;
* Não despeje esgoto nos barrancos;
* Não faça queimadas.

A Defesa Civil alerta que a manutenção preventiva de muros é essencial para evitar riscos de desabamentos. Muros com rachaduras, inclinações, ou sinais de desgaste devem ser inspecionados e reparados, pois podem ceder e causar acidentes.

Leia também

Dicas para Manutenção de Muros:

1. Verifique periodicamente: faça inspeções regulares para identificar fissuras, rachaduras ou inclinações anormais;
2. Evite acúmulo de água: garanta que a água da chuva escoe adequadamente, pois a infiltração pode enfraquecer a estrutura;
3. Conserte fissuras: pequenas rachaduras podem ser sinal de problemas maiores no futuro, por isso, trate-as com atenção;
4. Contrate profissionais: em caso de muros com danos aparentes, é recomendável consultar um engenheiro para avaliar a estrutura e recomendar medidas de reforço.
5. Evite sobrecarga: Não coloque peso excessivo sobre o muro, como vasos ou outros objetos pesados, que podem comprometer sua estabilidade.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”