Policiais Civis da Delegacia de Homicídios de Ribeirão das Neves realizaram uma operação que prendeu, nessa sexta-feira (5), oito membros da facção criminosa Primeiro Comando do Veredas (PCV), ligada à organização paulista PCC, que atua nos bairros Vereda e Liberdade, em Ribeirão das Neves, na Grande BH.
Um dos alvos da operação, o Pitico, ainda está foragido. O homem, que é o matador do grupo, é considerado de alta periculosidade.
O PCV vinha causando terror na região por meio do líder do grupo, apelidado de Jefin. Mesmo de dentro da cadeia, o bandido, considerado perigoso e sanguinário, comanda a facção com braço forte.
A escalada da violência na localidade iniciou com o assassinato do irmão de Jefin, que gerou um racha na facção.
O homem costumava assaltar residências e pontos comerciais em Ribeirão das Neves, o que desagradava parte da facção. Jefin, por sua vez, só deixava que o grupo punisse o irmão batendo. Tanto que surgiu nas redes sociais um vídeo do criminoso sendo agredido com pedaços pau por outros faccionados, após roubar um açougue.
Porém, em determinado momento, parte do grupo resolveu ir além. Eles armaram uma emboscada e mataram o irmão de Jefin.
O líder da facção então buscou vingar a morte do irmão e promoveu vários homicídios em Neves. Depois disso, uma nova facção foi criada, o Bonde do Veredas. A partir daí, os dois grupos iniciam uma guerra.
Festa termina com um morto e dois baleados em MG; tiros teriam sido acidentais Festa termina com um morto e dois baleados em MG; tiros teriam sido acidentais Suspeito de estuprar a mãe em Betim é usuário de drogas e ‘agressivo’, diz irmã
O regime de medo entre os moradores da região fizeram com que o número de denúncias estourasse, ultrapassando os 100 pedidos de socorro.
Já o assassino do irmão do Jefin, foi preso na cidade de Gouveia, Região do Alto do Jequitinhonha.