Neste domingo (22), às 9h44, no horário de Brasília, começa a primavera, que marca a transição do inverno para o verão. Além de multiplicar as flores pelas ruas, a nova estação deve trazer um alívio também para a qualidade do ar, trazendo o retorno das chuvas regulares.
Segundo informações da Defesa Civil Municipal, em Belo Horizonte o dia será de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais, a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 16,7 °C, a máxima estimada é de 30 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 35% à tarde.
Vídeo: moradores de Nova Lima se surpreendem com forte chuva de granizo neste sábado (21), após seca Após seca histórica, MG registra chuva de granizo neste sábado (21); veja imagens
Já na estação Cercadinho, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima foi de 16,7 °C com sensação térmica de 4,2 °C, às 6h. Na estação Pampulha, a temperatura mínima foi de 20,5 °C com sensação térmica de 19,1 °C, às 7h. No Aeroporto da Pampulha, a temperatura mínima foi de 21 °C, às 6h.
Neste sábado (21),
Moradores dos bairros Padre Eustáquio, Belvedere, São Pedro, Região Hospitalar e Floresta relataram a ocorrência de chuva à Itatiaia. Na tarde deste sábado, a chuva também chegou às cidades, como Brumadinho, Nova Lima, Moeda e Pouso Alegre, e, em algumas delas, houve, inclusive, a ocorrência de granizo.
Dias sem chuva, conforme o Inmet
A contagem da seca em BH feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um dia de diferença em relação ao dado da Defesa Civil. O Inmet não registra chuva desde 19 de abril. É a segunda maior estiagem registrada na capital nos últimos 61 anos. A seca atual não supera apenas o período registrado em 1961, quando BH ficou 198 dias sem chuva.
Fumaça de incêndios ofusca a Serra do Curral