Ouvindo...

Belo Horizonte volta a ter chuva após cinco meses

Capital mineira encerra segunda seca mais prolongada da história

BH tem chuva depois de cinco meses de seca

Após 155 dias de estiagem, Belo Horizonte voltou a registrar chuva neste sábado (21). De acordo com a Defesa Civil da capital, não chovia na cidade desde 18 abril, período em que BH enfrentou seguidas ondas de calor, baixos índices de umidade relativa do ar e várias queimadas.

Leia mais:

Moradores dos bairros Padre Eustáquio, Belvedere, São Pedro, Região Hospitalar e Floresta relataram a ocorrência de chuva à Itatiaia. Na tarde deste sábado, a chuva também chegou às cidades, como Brumadinho, Nova Lima, Moeda e Pouso Alegre, e, em algumas delas, houve, inclusive, a ocorrência de granizo.

A chuva chega um dia antes do início da primavera, estação que começa oficialmente domingo (22). A previsão é de chuva mais frequente e acima da média para a estação, com retorno de frentes frias e atuação de áreas alongadas de baixa pressão, que favoreçam a formação de sistemas de instabilidade e trarão um alívio para a seca prolongada.

Inmet

A contagem da seca em BH feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um dia de diferença em relação ao dado da Defesa Civil. O Inmet não registra chuva desde 19 de abril. É a segunda maior estiagem registrada na capital nos últimos 61 anos.

A seca atual não supera apenas o período registrado em 1961, quando BH ficou 198 dias sem chuva.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento