Ouvindo...

Primavera 2024 pode trazer chuva para Minas? Veja o que aponta a previsão do tempo

Primavera é uma estação de transição do período seco, que é o inverno, para o período úmido, o verão

Primavera começa no dia 22 de setembro

A primavera começa oficialmente no próximo domingo, 22 de setembro, e com ela a esperança da chegada de chuva para algumas regiões do Brasil, que enfrenta estiagem que passa de cinco meses em alguns estados. A primavera é uma estação de transição do período seco, que é o inverno, para o período úmido, o verão. Isso significa dias de calor e aumento gradual da frequência de eventos de chuva, para a maioria dos estados do país.

Conforme o instituto Climatempo, apenas no Nordeste a primavera representa uma estação de tempo seco e temperaturas muito altas. O meteorologista Vinícius Lucyrio , da equipe de previsão climática do instituto Climatempo, revela quando as pancadas de chuvas devem ocorrer.

“A partir do início de outubro em Rondônia, Oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul; a partir da segunda metade de outubro no Centro-Sul do Mato Grosso, restante do Mato Grosso do Sul, Norte do Paraná e Centro-Sul de São Paula; a partir do início de novembro no Norte e Leste de São Paulo, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Sul do Rio de Janeiro; a partir da segunda quinzena de novembro no Centro-Norte de Goiás, Distrito Federal, Norte de Minas, Nordeste do Mato Grosso; a partir do começo de dezembro no Tocantins, Oeste e Sul da BA e Centro-Sul do Pará. Amazônia já com chuvas acima da média a partir da segunda quinzena de outubro”, disse ao site Climatempo.

Leia também

Onda de calor

Além as pancadas de chuvas, há possibilidade de novas ondas de calor. “Tão ou mais intensas e tão prolongadas quanto em 2023, mas com atuação mais limitada a partir de novembro - maior risco no Pará, Tocantins, Norte de Goiás e Nordeste”, destaca Vinícius Lucyrio .


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.