A nova lei que obriga produtoras de evento oferecer água gratuita ou permitir que público entre com garrafa de água foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (17). A determinação foi assinada pelo prefeito Fuad Noman.
A partir de hoje, está vetada a proibição da entrada com água na realização de qualquer evento. “A vedação será permitida nos casos em que os organizadores disponibilizarem bebedouros ou realizarem distribuição de embalagens com água adequada para consumo ou mediante a instalação de ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso a todos os presentes, sem custos adicionais ao consumidor em qualquer caso”, informou o texto.
Leia também:
A nova regra diz que os “promotores de eventos devem adotar medidas adequadas às condições meteorológicas previstas, como temperatura, umidade, radiação solar e vento, para promover o conforto térmico do público”.
Em caso de descumprimento, poderá ser aplicada pena de multa aos organizadores.
A lei surgiu após a estudante universitária Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, morrer de exaustão térmica causada pelo calor após a primeira apresentação da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro em novembro do ano passado.