Ouvindo...

Grande BH registra fumaça e céu alaranjado neste domingo (15); veja fotos

Fenômeno acontece devido a poluição e tempo seco; não chove há quase 150 dias em BH

Os moradores da região metropolitana de Belo Horizonte continuam sofrendo com o tempo seco. Neste domingo (15), o céu da capitais e cidades do entorno registraram o fenômeno do céu alaranjado ao amanhecer e entardecer.

Imagens registradas pela Itatiaia mostram o céu enfumaçado em diferentes pontos da capital e em Sabará, na Grande BH. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), BH completa 149 dias sem chuva neste domingo.

A situação piora ainda mais com as queimadas que atingem a região metropolitana. Além da poluição e poeira que ficam suspensas com a baixa umidade, há a presença de fuligem por toda a cidade.

Veja fotos da Grande BH neste domingo (15)

Leia também

Por que o céu fica laranja?

Carlos Wagner Coelho, geógrafo e professor do curso de engenharia ambiental e sanitária do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), explica que o céu alaranjado é sinal direto da poluição.

“A posição do sol ao amanhecer ou ao entardecer faz com que a luz azul percorra um trajeto maior até nossos olhos, então, os tons laranja se tornam mais presentes, processo chamado de espalhamento da luz. Entretanto, quanto mais material particulado (fumaça, poeira, CO² e outros) na atmosfera, mais vermelho ficará o sol. Então, sim, o sol alaranjado pode significar uma atmosfera mais poluída, mais carregada de outros elementos”, diz.

O especialista comenta que a situação está ainda mais intensa devido a fumaça das queimadas. Em dias comuns, o céu fica azul devido à interação da luz solar com as moléculas de oxigênio. Porém, com a poluição (fumaça), as partículas refletem mais as cores laranja e vermelho, causando o fenômeno.

“A luz do sol é branca, formada por cores primárias vermelho, verde e azul, o famoso RGB. Uma vez quebrada, percebe-se as demais cores. Efeito prisma ou o próprio efeito do arco-íris, onde a luz é refletida em todas as faixas. A poluição (fumaça) ocupa o papel de refletir a luz vermelha em várias direções, absorvendo mais as luzes azul e verde. Por isso, a sensação de alaranjado no céu”. Em dias comuns, a luz azul é que prevalece. “Por isso temos um céu azul”, acrescentou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais