Ouvindo...

Quase 400 carros em situação de abandono são retirados das ruas de BH

BHTrans estima que outros 1 mil veículos estejam nessa condição na capital mineira

Carro abandonado em rua do bairro Nova Suíça, em BH

Cerca de 300 veículos em estado de abandono nas vias públicas de Belo Horizonte foram removidos pelos próprios proprietários após notificação do poder público. Outros 90 veículos foram retirados pelo reboque contratado pela BHTrans, entre março e agosto.

“Desde o dia 1º de março, estamos fazendo as remoções de veículos em estado de abandono, popularmente chamados de carcaças. Por parte da BHTrans, foram 90 veículos retirados das vias, porque o proprietário não se manifestou. Em outros 300 casos, notificamos os proprietários. Eles tiveram um prazo de cinco dias úteis para retirar esses veículos e colocá-los em um local particular ou em uma garagem”, disse o assessor de operações da BH Trans, Márcio Pacheco, à Itatiaia, nesta segunda-feira (26).

Leia também: Casal que seguia o carro do filho morre após veículo cair em ribeirão em MG
Carro capota na BR-040, na Grande BH, e provoca congestionamento quilométrico

Ele chama atenção para os perigos das carcaças, entre eles, o acumulo água, que pode se tornar foco de doenças. “A intenção é que a gente consiga continuar com esse trabalho durante nos próximos anos para a cidade ficar livre desse problema”, disse.

Porém, uma conclusão desse desafio continua distante. “Estimamos que são mais de mil veículos nessa situação. Alguns deles mais depredados, mas outros, não. Precisamos fazer uma análise de casa acaso. Não é um processo simples. Isso porque, muitas vezes, o proprietário deixou o veículo estacionado, sem vidro quebrado ou pneu furado. Muitas vezes, vizinhos ficam incomodados, mas não podemos simplesmente retirá-los. Alguns têm até a documentação em dia”, acrescentou.

Leia também

Após 60 dias no pátio recolhimento da BH Trans, a autarquia inicia o processo de leilão. “Nós não podemos ficar eternamente com esse veículo guardado. A partir disso, abrem-se novas vagas no pátio para reiniciar o processo”, explicou.

Como denunciar?

A população pode contribuir com a ação, realizando denúncias de carros abandonados nas ruas. Ao solicitar o serviço, é necessário informar as características do veículo e a sua localização exata (rua, número, bairro e ponto de referência).


Participe dos canais da Itatiaia:

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.