Sem chuva há 124 dias, Belo Horizonte enfrenta problemas com a baixa umidade do ar e com queimadas. O cenário deve continuar por mais tempo, já que a previsão de chuva acima da média é para outubro, como explica o professor de geografia e cientista do clima , Lucas Oliver.
Leia também
Clima de deserto: cidades de MG podem registrar umidade relativa do ar de 12% Alerta de onda de calor para Minas é renovado; veja as 187 cidades e até quando
“A estação seca vai de abril até setembro e a chuvosa de outubro a março. Então, a gente não tem nenhuma previsão de chuva em agosto. E mesmo que possa vir a ter no fim de agosto, seria uma chuva rápida assim, mas, sinceramente, não acredito que vai ter. O mais provável é que a partir da última semana de setembro, quando começa a Primavera, é que venham as primeiras chuvas”, disse Lucas, que cita a influência do La Niña na capital mineira.
“A gente está começando neste ano o La Niña, que para Belo Horizonte traz mais chuva que a média. Então, os modelos climáticos que fazem previsão para os próximos meses indicam que, a partir de outubro, a gente tenha chuva acima da média, mas (os modelos) não indicam quando vai começar a chuva”, ressalta, que completa.
Lucas Oliver ressalta que até outubro é a época do ano caracterizada pelo fim da seca, com muita fumaça, queimadas e baixa umidade do ar. “Em outubro, a gente volta a ter novamente a estação das chuvas. E elas voltam com força para apagar queimadas, melhorar a umidade do ar e encher os reservatórios novamente”, concluiu.