Ouvindo...

Delegada que atirou contra policiais em BH vira ré por quatro tentativas de homicídio

Monah Zein atirou quatro vezes contra as equipes na porta de seu apartamento no bairro Ouro Preto, onde ficou trancada por várias horas e fez ‘live’

Caso aconteceu no fim de 2023

A Justiça de Minas Gerais aceitou, nesta segunda-feira (19), a denúncia contra a delegada da Polícia Civil Monah Zein, que ficou famosa em todo o país , após passar mais de 30 horas presa dentro de casa e atirar contra policiais na porta do seu apartamento, na Pampulha, em Belo Horizonte, inclusive transmitindo parte da confusão por uma “live” no Instagram (relembre o caso no fim da matéria).

Monah Zein havia sido denunciada pelo Ministério Público por quatro tentativas de homicídio contra agentes de segurança pública. De acordo com a denúncia, a delegada teria ameaçado e confrontado os presentes de forma agressiva, repetindo que ‘atiraria caso os policiais não fossem embora’. CLIQUE AQUI e confira detalhes da denúncia.

De acordo com a apuração da Itatiaia, a denúncia foi aceita nesta segunda-feira (19) pelo juiz Bruno Sena Carmona, do 1º Sumariante da capital mineira. Com a decisão, Monah Zein passa a ser considerada ré por quatro tentativas de homicídios e deve ir à júri popular nos próximos meses. Atualmente, ela está em liberdade.

Além de aceitar a denúncia, o juiz suspendeu o porte de arma de fogo de Monah e determinou que ela não entre em contato com vítimas ou testemunhas. Entretanto, ele negou o pedido do Ministério Público para a suspensão do exercício da função de Delegada de Polícia Civil.

A Itatiaia tenta contato com a defesa de Monah Zein. De acordo com o sistema judiciário, ela está sendo representada pela Defensoria Pública. O espaço segue aberto.

Leia mais

Leia também

Relembre o caso

Equipes da Polícia Civil foram empenhados até o apartamento da delegada Monah Zein, de 38 anos, após ela enviar mensagens com teor de risco à própria saúde em um grupo de amigos e colegas de trabalho. Diante da situação, agentes de apoio se descolaram até o prédio em que Monah mora, na Pampulha, na manhã do dia 21 de novembro, e tentaram manter contato com a mulher, que estava exaltada com a situação.

Ela realizou uma live em seu Instagram mostrando o momento da abordagem e questionou a ação dos policiais, dizendo que eles não possuíam um mandado para estar ali e que ela estava se sentindo ameaçada. Ainda de acordo com a delegada, um disparo foi realizado por ela contra a equipe após eles atirarem nela com um taser, uma arma de choque, informação confirmada pelo porta-voz da Polícia Civil, delegado Saulo Castro.

Monah Zein foi presa no dia 23 de novembro de 2023, após ficar mais de 30 horas trancada dentro do próprio apartamento. A delegada foi solta no dia seguinte, durante a audiência de custódia. Na época, a Polícia Civil pediu a internação hospitalar provisória por ‘incidente de sanidade mental’ e suspendeu o exercício da função da delegada, solicitando o recolhimento da arma, carteira funcional e distintivo.

Monah Zein é acusada de tentativa de homicídio contra quatro policiais por conta da troca de tiros no fim de novembro. O caso corre em segredo de justiça.

Leia mais


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.