Um trem atingiu um micro-ônibus escolar no final da manhã desta sexta-feira (12) na cidade de Mário Campos, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Conforme informação preliminar, ninguém se feriu. Não há informação sobre a idade das crianças que estavam no coletivo.
Imagens enviadas por ouvintes à Itatiaia mostra o veículo com a frente destruída.
O veículo pertence à Prefeitura de Mário Campos. Já o trem é da MRS (empresa brasileira de logística e transporte ferroviário).
O acidente ocorreu na rua Antônio Moreira de Oliveira, que corta a linha férrea, que liga Mário Campos a Sarzedo. Militares do 48º Batalhão estão no local.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Mário Campos e aguarda retorno. O espaço segue aberto.
Posicionamento da MRS Logística
A empresa responsável pelo trem lamentou o ocorrido e informou que “o maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança”, como obedecer à velocidade compatível com o trecho e acionar a buzina e o sino do veículo.
A MRS também ressaltou que o micro-ônibus contrariou o Código Brasileiro de Trânsito, porque não parou o veículo antes de transpor a ferrovia. A instituição aproveitou para ressaltar que, seja a pé ou em um veículo, é importante olhar para os dois lados e escutar a sinalização do trem.
Confira a nota da empresa na íntegra:
A MRS Logística lamenta a ocorrência envolvendo um micro-ônibus escolar e um trem da MRS no final da manhã de sexta-feira (12), em Mário Campos, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A empresa informa que o maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança (velocidade compatível com o trecho e acionamento de buzina e sino), quando avistou o micro-ônibus transpondo a linha férrea, contrariando o que está no artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê que o motorista deve parar o veículo antes de transpor a ferrovia. Vale destacar que o local é dotado de sinalização de acordo com a legislação vigente.
A MRS aproveita para ratificar a importância dos cuidados preventivos para atravessar a linha férrea de forma segura, seja a pé ou com um veículo. Parar antes de atravessar, olhar para os dois lados e escutar são ações prudentes que salvam vidas.