Ouvindo...

Calor ou frio? Veja como ficam as temperaturas em Minas Gerais em julho

Temperaturas devem ficar até 1°C acima da médica esperada; sem previsão de chuva no estado, tempo seco aumenta chances de queimadas e problemas respiratórios

BH deve ter frio intenso nesta semana

Julho promete ser um mês de temperaturas acima da média e tempo seco em Minas Gerais, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média esperada para o mês em todo o estado. Além disso, o frio deve ser mais intenso apenas nas regiões mais altas do estado, com temperaturas inferiores a 14 °C.

A redução das chuvas, fenômeno típico do inverno, acontece devido à persistência das massas de ar seco no país. Isso faz com que as regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul registrem baixa umidade. O tempo seco ainda favorece a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, além do aumento de doenças respiratórias.

Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, não há previsão de chuva para Minas Gerais nos próximos 15 dias.

Leia também

Já o frio, que é comum nesta época do ano, não será tão intenso em 2024. A previsão é que as temperaturas fiquem até 1°C acima da média, devido a uma redução da frequência de massas de ar frio que chegam a região. “A tendência é de um inverno/2024 com temperaturas acima da média”, explicou o meteorologista.

BH não registra chuva há 75 dias

A capital mineira completou, nesta terça-feira (2), 75 dias de seca, conforme a Defesa Civil. Segundo o órgão, a umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 35% à tarde, o que indica estado de atenção. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

Características do mês de julho

Conforme o Inmet, normalmente, no mês de julho são observadas as menores temperaturas do ano em Minas Gerais, já que é o primeiro mês do inverno no hemisfério Sul. Por ser um dos meses mais secos do ano, as chuvas permanecem escassas, associadas ao avanço de frentes frias, ou, restritas apenas à faixa Leste.

Predomínio de céu claro, com baixos índices de umidade relativa do ar à tarde, também são características do mês. “Fato que contribui para a piora na qualidade do ar e também para a propagação de incêndios”, diz o órgão.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.