Após diversos alertas de baixa umidade e torcida por dias mais amenos, a notícia não é boa. De acordo com Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva para Minas Gerais e BH, pelo menos, nos próximos 15 dias
Leia também:
Hoje, o sol entre nuvens deve prevalecer em grande parte de Minas Gerais, conforme o Inmet. Isso porque a umidade do oceano se aproxima do interior do continente e favorece a nebulosidade, principalmente no centro-leste mineiro.
Na faixa leste, assim como no sul de Minas, a combinação entre umidade e temperaturas amenas favorece a formação de névoa úmida ou nevoeiro ao amanhecer. Embora a temperatura possa ficar na casa dos 3º graus na Serra da Mantiqueira, Claudemir disse que não há previsão de geada. Hoje, a temperatura mínima foi de 2,2°C em Monte Verde.
Ainda segundo ele, novos recordes não devem ser batidos em Minas pelos próximos 15 dias. “A tendência é de um inverno/2024 com temperaturas acima da média”, completou.
Belo Horizonte
Para hoje, a previsão indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima foi de 14,8 °C, com sensação térmica de 3,5 °C na estação Cercadinho, que fica na região oeste, às 6h. A máxima pode chegar a 27 °C.
Características do mês de julho
Conforme o Inmet, normalmente, no mês de julho são observadas as menores temperaturas do ano em Minas Gerais, já que é o primeiro mês do inverno no Hemisfério sul. Por ser um dos meses mais secos do ano, as chuvas permanecem escassas, associadas ao avanço de frentes frias, ou, restritas apenas à faixa Leste.
Predomínio de céu claro, com baixos índices de umidade relativa do ar à tarde, também são características do mês. “Fato que contribui para a piora na qualidade do ar e também para a propagação de incêndios”, explicou.