PF investiga participação de agentes públicos em esquema de venda ilegal de armas no Nordeste

Operação cumpriu mandados de busca e apreensão, bloqueou até R$ 10 milhões e suspendeu atividades de lojas suspeitas; investigação aponta participação de agentes públicos

PF investiga participação de agentes públicos em esquema de venda ilegal de armas no Nordeste

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), a Operação Fogo Amigo II, que tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na venda ilegal de armas e munições no Nordeste. O esquema atuava nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Segndo a PF, durante a operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o sequestro de bens e o bloqueio de valores dos investigados, até o limite de R$ 10 milhões, além da suspensão das atividades econômicas de duas lojas que comercializavam material bélico irregularmente.

Segundo a Polícia Federal, também foram impostas medidas cautelares diversas da prisão, incluindo o afastamento de funções públicas, indicando a possível participação de agentes do Estado no esquema criminoso.

PF investiga participação de agentes públicos em esquema de venda ilegal de armas no Nordeste

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, comercialização ilegal de armas e munições, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

A ação foi realizada em Juazeiro, no norte da Bahia, e contou com uma força-tarefa envolvendo o Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), além do apoio do Exército Brasileiro, das corregedorias das Polícias Militares da Bahia e de Pernambuco, da Cipe-Caatinga (PMBA) e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi/PMPE).

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...