Ouvindo...

Previsão do tempo: região de Minas pode ter mínima de 6º C nesta segunda-feira (10)

De acordo com o Inmet, junho é o primeiro mês do trimestre mais seco do ano, com chuvas escassas

Em Belo Horizonte, o céu fica claro a parcialmente nublado com névoa seca, e os termômetros variam entre 14°C a 28°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que Minas Gerais pode registrar temperatura mínima de de 6°C nesta segunda-feira (10). Junho, o mês que inicia a estação mais fria do ano, é caracterizado pelo predomínio de céu claro, frio pela manhã e temperaturas mais elevadas à tarde.

Nesta segunda-feira (10), a previsão do Inmet indica que o céu fica parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura mínima esperada é de 6°C e a máxima de 33°C no estado mineiro.

Leia também

Em Belo Horizonte, o céu fica claro a parcialmente nublado com névoa seca, e os termômetros variam entre 14°C a 28°C.

Previsão para terça-feira 11/06

O céu em Minas deve ficar parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, a previsão indica céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A máxima pode chegar aos 33 °C com mínima de 7 °C.

A capital mineira deve ter céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A máxima será de 28 °C com mínima de 14 °C.

Características do mês de junho

Junho é caracterizado pelo predomínio de céu claro, grande amplitude térmica diurna (diferença entre as temperaturas máxima e mínima), ou seja, friozinho pela manhã e temperaturas mais elevadas à tarde.

A combinação entre temperaturas amenas e disponibilidade de umidade favorece a formação de nevoeiro ou névoa úmida na faixa leste de Minas Gerais. O avanço de massas de ar frio leva a ocorrência de episódios frios, que corresponde a queda brusca de temperatura de um dia para outro e permanência de temperaturas amenas por dias consecutivos.

Nestas ocasiões, normalmente, observa-se a formação de geada na região serrana do sul do estado. Junho é o primeiro mês do trimestre mais seco do ano, as chuvas são escassas, normalmente associadas ao avanço de frentes frias e restritas praticamente ao sul e faixa leste.

*Sob supervisão de Lucas Borges


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde