‘Voltaram a arrebentar as portas': moradores relatam onda de crimes na Região Centro-Sul de BH

No bairro São Pedro, comerciantes acumulam prejuízos e moradores relatam mudanças na rotina. A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte informou que vai reforçar o patrulhamento na área

Bairro da região Centro-Sul de BH enfrenta aumento de furtos

Bairros da região Centro-Sul de Belo Horizonte, antes considerados mais tranquilos, enfrentam uma sequência de furtos e roubos. Moradores relatam medo na rotina, enquanto comerciantes acumulam prejuízos e cobram ações mais efetivas de segurança. O bairro São Pedro é um dos exemplos dessa mudança percebida por quem vive e trabalha na região.

Moradores e comerciantes afirmam que a sensação de segurança diminuiu nos últimos meses. Guilherme Gonçalves Taveira, comerciante e engenheiro civil aposentado, diz que a criminalidade voltou a crescer.

“Tinha diminuído. Agora, ultimamente, a coisa acelerou novamente. Voltaram a arrebentar as portas das lojas”, relata.

Segundo ele, os crimes não se restringem aos comércios. “Assalto acontece demais, inclusive em residências. Casa que está para alugar, você não pode nem colocar placa. O bandido vai lá e rouba até ar-condicionado para vender o cobre”, afirma.

Gerente de um estabelecimento no São Pedro, João Vítor da Silva Santos diz que os casos são frequentes e seguem um mesmo padrão.

Leia também:

Leia também

“Tá roubando muito. De uns dois anos pra cá aumentou bastante. Aqui mesmo foi assaltado há umas duas semanas”, relata.

Segundo ele, os criminosos levam itens de fácil revenda. “Eles usam um pé de cabra, arrombam a porta e entram. Levam televisão, bebida. Tinham carnes caras aqui, mas não levaram. Pegam só o que tem valor pra eles”.

O que diz as autoridades

A Itatiaia entrou em contato com a Polícia Militar (PMMG) e aguarda retorno sobre os registros de furtos e roubos na região. A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte informou, por meio de nota, que vai intensificar o patrulhamento no bairro São Pedro.

Segundo a corporação, ações preventivas com rondas periódicas são realizadas 24 horas por dia em toda a cidade.

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. A mineira atualmente atua na produção e apresentação do jornal e noticiários.

Ouvindo...