Ouvindo...

Chuva que atinge o Rio Grande do Sul pode chegar a Minas? Meteorologista explica

Meteorologista Claudemir de Azevedo destaca bloqueio atmosférico protege o estado

Chuva causa destruição no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública nessa quarta-feira (1º) em razão da chuva que atinge cidades do estado, que vive a pior catástrofe dos últimos anos.

Ao menos treze pessoas já morreram e há dezenas de desaparecidos e centenas de desabrigados. Imagens que circulam nas redes sociais mostram ruas inundadas, rios transbordando e pontes desabando, devido ao volume de água.

Há risco de essa chuva acima da média chegar ao estado de Minas Gerais?

O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), garante que não. De acordo com ele, um bloqueio atmosférico impede o avanço da chuva para Minas.

“Estamos sob o efeito de um uma grande massa de ar quente seco, que provoca um bloqueio atmosférico e impede o avanço de frentes frias desde a região Sul do Brasil até o Sudeste”, disse Claudemir.

O meteorologista ressalta ainda que o calorão deve prevalecer no estado. “A tendência em Minas Gerais é ter condições de estabilidade, temperaturas mais elevadas nos próximos dias e baixos índices de umidade relativa do ar. Não há previsão de chuva para o estado de Minas Gerais”, disse.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.