Ouvindo...

Chuva no RS: Bombeiros de MG embarcam para auxiliar resgate de vítimas do temporal

Avião com os primeiros militares decolou na tarde desta quinta (2), com destino a Porto Alegre; no total, a corporação enviará 28 bombeiros para o estado

Primeira parte da equipe embarcou, na tarde desta quinta (2), para o Rio Grande do Sul

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais enviou, nesta quinta-feira (2), oito militares que ajudarão nas ações de busca e salvamento das vítimas dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul.

A equipe embarcou em uma aeronave da corporação e decolou do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, pouco depois das 16h. A previsão é que eles cheguem a Porto Alegre no fim da tarde.

Esta é a primeira parte da equipe que será enviada ao estado. Ao todo, a operação contará com o envio de 28 militares.

Leia também

Segundo os bombeiros, dois profissionais da Defesa Civil de Minas Gerais já se deslocaram ao Rio Grande do Sul para iniciar os primeiros trabalhos. Os militares do Corpo de Bombeiros enviados para essa missão são especializados em busca e salvamento em enchentes e inundações.

A Tenente-Coronel Carla Lessa, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, conta detalhes da operação: “A equipe irá tripular o avião para entender como está o cenário e planejar o empenho das demais aeronaves que irão ser deslocadas e das equipes terrestres que irão em apoio. Ao todo são 28 militares, um helicóptero e viaturas terrestres para apoiar a equipe em solo”.

O helicóptero decola na manhã desta sexta-feira (3), da cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, levando bombeiros e equipamentos especializados para salvamento. A previsão de chegada é durante a tarde.

A expectativa é que a equipe fique no Rio Grande do Sul por pelo menos duas semanas.

“Essa é a previsão inicial, mas isso vai ser revisto a partir do momento que nós estivermos lá e vivenciarmos a realidade do estado. Há uma previsão de troca de equipes para fazer o revezamento dos profissionais que estiverem atuando lá. A nossa expectativa é que o trabalho seja intenso durante várias horas do dia. Nós já estamos planejando a ida de outros bombeiros para fazer a cobertura desses que precisarão descansar daqui a alguns dias”, explicou a Tenente-Coronel.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.