Ônibus em BH tem 8,3 mil viagens extras no Carnaval; veja mudanças na rota

Pontos no Centro de Belo Horizonte serão desativados durante a folia; confira as alterações realizadas

Itinerário dos ônibus será alterado no Carnaval

O itinerário dos ônibus de Belo Horizonte conta com viagens extras em 267 linhas que atendem as dez regionais da capital mineira. Serão ofertadas mais de 8,3 mil saídas a mais ao longo dos quatro dias de folia

No domingo (15), as linhas gratuitas do “Programa Catraca Livre” contam com 11.365 mil viagens programadas, um acréscimo de 1.619 na comparação com o domingo comum.

As linhas do transporte coletivo municipal são desviadas a partir do começo da madrugada de sábado (14) e às 4h é iniciada a operação para interditar as vias da Área Central, onde trechos são reservados para os desfiles dos blocos.

Agentes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) orientam os passageiros sobre as mudanças nas linhas e nos itinerários

Pontos desativados no Centro

Mais de 300 pontos de ônibus serão desativados dentro das áreas reservadas para os desfiles dos blocos. Cartazes estão afixados nos pontos interditados informando os usuários os locais de embarque mais próximos para cada uma das linhas.

Acesso à região hospitalar

A Avenida Augusto de Lima é itinerário de 29 linhas em direção aos hospitais e a Avenida Professor Alfredo Balena tem linhas para atender todas as regionais da cidade.

As linhas 33 (Estação Barreiro/Centro/Hospitais), 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais), 62 (Estação Venda Nova/Hospitais) e 3050 (Estação Diamante/Hospitais via BH Shopping) operam 24 horas, todos os dias da folia.

Já a linha 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais) também opera todos os dias com esquema especial de itinerário e reforço de viagens, atendendo à Estação São Gabriel. Além disso, nos dias do Carnaval, as linhas 33, 51 e 66 também atendem à Avenida Augusto de Lima.

Linha ‘Madrugão’

O programa “Madrugão”, que amplia o transporte público noturno com ônibus circulando entre 0h e 3h59, segue em funcionamento durante a folia.

Leia também: Plataforma ‘De ônibus pro bloco’ mostra como se deslocar no Carnaval em BH

A linha 10 (Madrugão/Circular Noturno) não circula nos dias de Carnaval (14, 15, 16 e 17 de fevereiro) por causa da grande parte das vias do itinerário estar inserida nas áreas de interdição da área central. O funcionamento retoma à 0h05 da Quarta-feira de Cinzas, com quadro de horário de dia útil.

Estações do Move e BHBUS

As estações de integração do Move e BHBUS (Diamante, Barreiro, Venda Nova, Vilarinho e Pampulha) operam normalmente, 24 horas. Já as estações de transferência das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho ficam abertas 24 horas no período do Carnaval, de 0h de sábado até 1h de quinta-feira (19).

As estações do Move Rio de Janeiro e São Paulo, na Avenida Santos Dumont, estão fechadas no sábado, das 4h às 11h59, em função dos desfiles de blocos na região da Avenida do Contorno (Praça Rui Barbosa).

Nesse período, o atendimento é realizado nas estações do Move Tamoios e Carijós, na Avenida Paraná, que operam normalmente todos os dias. As estações Rio de Janeiro e São Paulo voltam a operar a partir das 12h de sábado (21).

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...