Ouvindo...

Baixa umidade: BH e mais quatro cidades de MG estão entre as ‘mais secas’ do Brasil

Índices desses municípios ficaram abaixo dos 50% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde

Baixa umidade é prejudicial à saúde

Cinco das sete cidades com menor umidade relativa do ar no Brasil nesta quarta-feira (10) estão em Minas Gerais, incluindo a capital Belo Horizonte, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os municípios tiveram índice abaixo de 40%, número considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Belo Horizonte (34%), Monte Verde (34%), Montes Claros (35%), Aimorés (35%) e Pirapora (35%) são as cidades que aparecem na lista. Elas só ficam atrás de Boa Vista, capital de Roraima, que teve umidade relativa do ar de 25%, bem abaixo dos 50% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também

MG em alerta

Mais de 50 cidades de Minas Gerais estão em alerta de chuva de até 50 milímetros e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) cita o risco de corte energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido até às 23h53 desta quarta-feira (10), mas pode ser renovado a qualquer momento. Clique aqui para conferir a lista completa de cidades.

O que fazer quando o tempo está seco?

A Organização Mundial da Saúde considera níveis inferiores a 60% como impróprios para a saúde humana. Além do risco de incêndios, o tempo seco pode agravar doenças respiratórias, como bronquite e asma, e provocar sintomas como dores de cabeça e ressecamento dos olhos.

Segundo a Climatempo, a baixa umidade no ar é comum no inverno, mas o fenômeno El Niño deixou a atmosfera ainda mais quente e o ar mais seco no interior do país.

Em dias dia de baixa umidade relativa do ar, o Inmet faz algumas recomendações:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.