O Brasil ultrapassou, nesta quarta-feira (3), a marca de mil mortes causadas pela dengue, uma média de 10,8 óbitos por dia, segundo os dados do Ministério da Saúde. O total de mortes em 2024 corresponde a 86,5% dos óbitos pela doença em 2023, o que indica que o país deve alcançar, em menos de quatro meses, o número total de vítimas fatais registradas em todo o ano passado.
Os casos prováveis da doença já ultrapassam a marca de 2,6 milhões em 2024, contra 1,6 milhão registrados em todo o ano de 2023. Outros 1.531 óbitos suspeitos de dengue são investigados pelas autoridades.
Dengue em MG
Até a última segunda-feira (1º), Minas Gerais confirmou 152 mortes e mais de 320 mil casos da doença. Outros 541 óbitos e 833 mil casos prováveis são investigados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A chikungunya já matou 28 pessoas e infectou mais de 47 mil no estado.
Quais são os sintomas da dengue?
O quadro sintomático da dengue inclui, segundo o Ministério da Saúde:
- Febre alta (maior que 38ºC);
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo;
Além desses sintomas, o Ministério de Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e de agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até morte. Os sinais de alarma são os seguintes:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Letargia ou irritabilidade;
- Aumento progressivo do hematócrito;
- Sangramento de mucosa.