A capital mineira deve começar o mês de abril com calor. Nesta segunda-feira (1), de acordo com a Defesa Civil Municipal, Belo Horizonte tem temperatura mínima prevista para os 17 °C com máxima de 30 °C. Já a umidade relativa do ar, gira em torno dos 50%, à tarde.
Segundo o Clima tempo, ao longo do mês de abril, o tempo no Brasil deve ficar com temperaturas acima da média em algumas regiões.
El Niño x La Niña
O Instituo ressalta, ainda, a tendência de enfraquecimento total do fenômeno no decorrer de abril e a entrada na fase de neutralidade - sem El Niño e La Niña no decorrer do mês. Há probabilidade da La Niña desenvolver-se entre Junho/Agosto de 2024 - com sua atuação voltada mais para o inverno no Brasil.
Março - El Niño em fase de enfraquecimento
Outono 2024 - neutralidade (nem El Niño e nem La Niña)
Inverno 2024 - desenvolvimento de La Niña
Leia mais:
Confira a diferença entre El Niño x La Niña
El Niño e La Niña são fenômenos cíclicos de interação oceânica-atmosférica. Os dois fenômenos ocorrem no oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, mas um é o oposto do outro.
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento da água do Pacífico Equatorial na costa peruana em pelo menos 0,5°C acima da temperatura média normal e por pelo menos três trimestres consecutivos. Em 2023, o Brasil passou por diversas ondas de calor, onde os termômetros em algumas cidades chegaram aos 40°.
2023 foi o mais quente em 174 anos, de acordo com o relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Já o La Niña é caracterizado pelo resfriamento da água do Pacífico Equatorial na costa peruana em pelo menos 0,5°C abaixo da temperatura média normal e por pelo menos três trimestres consecutivos.