Ouvindo...

Vereador da Grande BH é preso suspeito de forjar assalto para esconder batida de carro oficial

Leo do Areias (PL) entrou em contradições e servidor da Câmara de Ribeirão das Neves acabou revelando o que aconteceu; vereador foi preso em 2023 suspeito de agredir a namorada

Vereador Léo de Areias

Um vereador de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi preso suspeito de forjar um assalto a mão armada para tentar esconder que se envolveu em um acidente de trânsito com um carro oficial da Câmara de Vereadores da cidade. Leandro Alves Rocha, o Leo do Areias (PL), de 44 anos, e um funcionário da Câmara apresentaram versões diferentes para a Polícia Militar, e confrontados com as contradições, acabaram admitindo a fraude.

A Polícia Militar foi acionada na quinta-feira (28), por volta de 19h, para uma ocorrência de roubo na rua Pedro Leopoldo, perto do Clube Minas Gerais, no bairro Maracanã. Aos militares, o motorista do carro se identificou como funcionário da Câmara e afirmou que trabalha para o vereador Leo do Areias.

O servidor alegou ter sido abordado por dois suspeitos em uma motocicleta, sendo um deles armado com um revólver. Os criminosos teriam exigido que ele entregasse o veículo e um deles assumiu a direção do carro, fugindo em direção ao bairro Esperança. Após o assalto, o motorista teria ligado para o vereador e, juntos, os dois foram até a casa da vítima do assalto, onde pegaram documentos e tentaram procurar o veículo. Como não conseguiram, decidiram acionar a Polícia Militar e comunicar o roubo. Durante o percurso, os dois teriam encontrado uma viatura. O servidor teria ficado no local, enquanto o vereador saiu do local.

Contradições

Os policiais questionaram o motivo deles terem demorado uma hora para acionar a PM e o servidor afirmou que seu celular teria descarregado. Porém, os militares relembraram que o assessor confessou ter ligado para o vereador pouco antes. Em resposta, o servidor disse que fez a ligação antes da bateria acabar.

Pouco depois, Leo do Areias voltou ao local em que o servidor e os policiais estavam e foi questionado pelos policiais. A versão apresentada pelo vereador teria inconsistências, já que ele disse que fez contato com o servidor no momento em que ele já estava em casa, em um bairro distante do local do suposto assalto.

Após as divergências, os dois suspeitos foram colocados frente a frente e, neste momento, o vereador mudou sua versão. Os militares alertaram para a gravidade de uma falsa comunicação de crime e, neste momento, o servidor teria olhado para o vereador e afirmado: ‘Leo, eu vou falar a verdade do que aconteceu’.

Leia também

‘A verdade’

O motorista disse aos policiais que o vereador foi até a casa dele pedindo ajuda após bater o carro em uma moto. O parlamentar teria proposto que o servidor simulasse um roubo, para que ele não tivesse problemas.

Após a declaração, os dois foram presos em flagrante pelo crime de falsa comunicação de crime. Eles foram conduzidos para o batalhão e liberados após a assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Posicionamento

Em resposta à Itatiaia, o vereador negou as acusações, afirmou que não cometeu crime e que seus advogados vão esclarecer o caso.

Prisão em 2023

Em outubro de 2023, Leo do Areias foi preso em flagrante suspeito de agredir a namorada de 25 anos com um tapa no rosto e um empurrão. A mulher disse aos militares que já teria sido agredida outras vezes pelo parlamentar. Ele foi solto poucas horas após a prisão durante a audiência de custódia. Na decisão, a Justiça entendeu que não houve danos graves causados à vítima, além de destacar o fato de o vereador ser réu primário.

Participe dos canais da Itatiaia:

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.