Ouvindo...

Vereador de Ribeirão das Neves suspeito de acertar tapa no rosto da namorada é solto

Justiça entendeu que não houve danos graves causados à vítima, além de destacar o fato de o vereador ser réu primário

Vereador nega que tenha havido agressão e afirma que a mulher é ex-namorada do vereador.

Vereador na cidade de Ribeirão das Neves, Leandro Alves Rocha, 43 anos, conhecido como Léo de Areias, foi solto na manhã desta segunda-feira (30). O político foi preso em flagrante na madrugada deste domingo (29), suspeito de agredir a namorada de 25 anos na cidade da Grande BH.

Léo de Areais foi solto após passar por audiência de custódia. Na decisão, a Justiça entendeu que não houve danos graves causados à vítima, além de destacar o fato de o vereador ser réu primário.

“Apesar da gravidade formal dos delitos supostamente cometidos pelo flagrado, tenho que não se fazem presentes os pressupostos da segregação cautelar. Isso, porque não se tem indícios de que o conduzido se furtará à instrução (possui endereço certo e trabalho fixo), não justificando, sob qualquer aspecto, a sua manutenção no cárcere dada a excepcionalidade da medida”, diz.

A decisão também destaca que não há registro anterior de agressões e nem medida protetiva. “Verifico que não há registro de ocorrência precedente entre os mesmos envolvidos (apesar da vítima expor episódio anterior), assim como inexiste medida protetiva em vigor anteriormente fixada ou advertências ao agressor de qualquer natureza, o que afasta a necessidade da prisão preventiva neste momento face a possibilidade de resguardo da ordem pública por meio de providências”.

Conforme o Boletim de Ocorrência (BO), a mulher afirmou que namora há cerca de três anos com o vereador e que já havia sido agredida outra vez pelo companheiro. Ainda segundo relatado pela jovem aos militares, na madrugada de domingo (29) ela estava parada dentro do carro em frente de casa. Quando foi sair do veículo, acabou sendo atingida por um tapa no rosto e um empurrão, caindo no chão e ficando com lesões nas duas mãos.

A confusão, segundo a vítima, teria começado depois que ela se recusou a ter relações sexuais com o vereador. Ela ainda afirmou aos policiais que o parlamentar estaria pagando algumas pessoas para vigiá-la. Segundo a mulher, o vereador também teria dito que “se ela não fosse dele, não seria de mais ninguém”.

Outro lado

A Itatiaia procurou a assessoria de imprensa do vereador Léo de Areias, mas não teve resposta. Uma nota de esclarecimento foi publicada nas redes sociais do vereador. O texto nega que tenha havido agressão e afirma que a mulher é ex-namorada do vereador. Leia a íntegra abaixo:

“Na noite de sábado, 29 de outubro, o vereador Léo de Areias foi envolvido, por parte de sua ex-namorada, em um incidente que provocou a necessidade de prestar esclarecimentos na delegacia de plantão.

É crucial destacar que a ocorrência gira em torno de controvérsias que em nenhum momento envolveram qualquer forma de agressão, seja física ou psicológica, por parte do vereador em relação à sua ex-namorada. O que ocorre é manifestamente uma tentativa infundada de manchar a reputação de um homem público.

Conforme o processo avance, será devidamente comprovado que o vereador agiu sempre corretamente, demonstrando que esta situação não passa de uma intercorrência momentânea em sua trajetória”.

Nota da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Ribeirão das Neves afirma, por meio de nota, que não compactua com nenhum tipo de crime, especialmente contra as mulheres. Sobre o caso envolvendo o vereador, a casa legislativa declara que não foi notificada por qualquer autoridade judiciária sobre o caso. Leia nota completa.

“A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, através de seu Presidente Vereador Weberson Eduardo da Silva, vem a público manifestar acerca do ocorrido com um membro desta Casa de Leis, neste final de semana!

Primeiramente, cumpre destacar que a Câmara Municipal não compactua com nenhum tipo de crime, especialmente, contra mulheres! Ao contrário, leis e medidas efetivas para conter e prevenir a violência doméstica contra mulheres foram aprovadas por unanimidade pelo Plenário!

Quanto ao caso em concreto envolvendo membro do parlamento, cumpre ressaltar que a Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, não foi notificada por qualquer autoridade judiciária acerca do caso, bem como não obteve maiores informações sobre o ocorrido, tendo apenas tomado ciência dos fatos nesta manhã de segunda-feira através das redes sociais e de reportagens jornalísticas!

Importante frisar que a Câmara Municipal não se manifestará acerca de processos judiciais e nem pelos atos individualizados de seus membros, por entender que não é esse o seu papel institucional, mas reafirmamos nossa postura de transparência para com a sociedade nevense!”

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.