Moradores de Pará de Minas, na região Central de Minas, foram surpreendidos por uma forte chuva na noite desta sexta-feira (22). Imagens compartilhadas por moradores nas redes sociais mostram vias da cidade alagadas e até um morador sendo ‘engolido’ por um buraco preenchido pela água da chuva. Boa parte de Minas Gerais está em alerta para temporais volumosos durante o fim de semana (saiba mais no fim da matéria).
O vídeo mais impressionante foi filmado na avenida Presidente Vargas, próximo ao bairro São Francisco. Populares ajudam um motorista a empurrar um carro que ficou preso no asfalto danificado pela força da água. Logo no início da gravação, é possível ver um homem caindo em uma cratera preenchida pela água da chuva e quase se afogando. Veja o vídeo:
Outros trechos da avenida Presidente Vargas e da avenida Santos Dumont também registraram alagamentos e motoristas ilhados. Pelas redes sociais, a Prefeitura de Pará de Minas compartilhou um vídeo orientando os moradores a não saírem de casa durante o temporal.
Minas em alerta
Um alerta de grande perigo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), incluindo boa parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O aviso é que as chuvas podem ultrapassar 60mm/h e os ventos superiores a 100km/h. Além disso, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. O alerta se encerra às 10h deste domingo (24).
Vídeo: chuva em Pará de Minas (MG) alaga avenidas, 'engole' carro e até morador
— Itatiaia (@itatiaia) March 23, 2024
🎥: Imagens cedidas à Itatiaia pic.twitter.com/hsk0bOvl8E
Recomendações da Defesa Civil
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.