Ouvindo...

Vídeo: chuva em Pará de Minas (MG) alaga avenidas, ‘engole’ carro e até morador

Cidade da região Central de Minas registrou temporal nesta sexta (22); boa parte de Minas está em alerta para temporais no sábado (23) e domingo (24)

Chuva forte surpreendeu moradores de Pará de Minas

Moradores de Pará de Minas, na região Central de Minas, foram surpreendidos por uma forte chuva na noite desta sexta-feira (22). Imagens compartilhadas por moradores nas redes sociais mostram vias da cidade alagadas e até um morador sendo ‘engolido’ por um buraco preenchido pela água da chuva. Boa parte de Minas Gerais está em alerta para temporais volumosos durante o fim de semana (saiba mais no fim da matéria).

O vídeo mais impressionante foi filmado na avenida Presidente Vargas, próximo ao bairro São Francisco. Populares ajudam um motorista a empurrar um carro que ficou preso no asfalto danificado pela força da água. Logo no início da gravação, é possível ver um homem caindo em uma cratera preenchida pela água da chuva e quase se afogando. Veja o vídeo:

Outros trechos da avenida Presidente Vargas e da avenida Santos Dumont também registraram alagamentos e motoristas ilhados. Pelas redes sociais, a Prefeitura de Pará de Minas compartilhou um vídeo orientando os moradores a não saírem de casa durante o temporal.

Leia também

Minas em alerta

Um alerta de grande perigo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), incluindo boa parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O aviso é que as chuvas podem ultrapassar 60mm/h e os ventos superiores a 100km/h. Além disso, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. O alerta se encerra às 10h deste domingo (24).

Recomendações da Defesa Civil

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.