Ouvindo...

Frio em BH: prefeitura reforça atendimento à população em situação de rua com cobertores, vacinas e alimentação

A ação foi realizada na Praça Rio Branco, conhecida como Praça da Rodoviária, no centro da capital

Mais de 15 mil pessoas vivem em situação de rua em Belo Horizonte.

Com a queda nas temperaturas, a Prefeitura de Belo Horizonte colocou em prática um plano especial para proteger quem vive nas ruas da capital.

A ação, realizada na Praça Rio Branco, conhecida como Praça da Rodoviária, no centro da cidade, incluiu a entrega de cobertores, vacinação contra a gripe, cuidados com a saúde e atendimentos humanizados.

Além disso, o cardápio dos restaurantes populares foi reforçado para garantir mais calor e nutrição.

Leia também

A diretora de Média Complexidade da Assistência Social, Alessandra Figueiredo, destaca a importância de iniciativas como essa.

“Com a chegada dessas baixas temperaturas, quando recebemos o alerta, a gente intensifica as nossas ações em conjunto intersetoriais, visando proteger essas pessoas que estão mais vulneráveis, que estão na rua. A gente faz a conversa com as pessoas para ver como está a questão do Cadastro Único e, principalmente, tentar sensibilizá-los para irem a alguma unidade de acolhimento”, explica.

Já a gerente da Rede de Saúde Mental de BH, Kelly Nilo, explica que a medida facilita o acesso desse público a serviços de saúde.

"É importante porque é uma forma da Saúde acessar as pessoas com grande vulnerabilidade, que não conseguem acessar o centro de saúde. Então, isso é importante para proteger as pessoas”, afirma.

Quem participou da ação como o senhor José de Assis de Aguiar, de 64 anos, que vive pelas ruas da cidade, aprovou. “Eu moro na rua. Eu já tive barraco, já tive coisa, mas não adianta. A prefeitura está ajudando”.

Atualmente, segundo dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas da UFMG, mais de 15 mil pessoas vivem em situação de rua em Belo Horizonte.

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.