Moradores colocaram fogo em pneus e entulhos na MG-020, na divisa entre os bairros Ribeiro e Monte Azul, na região Norte de Belo Horizonte, no sentido Santa Luzia, na noite desta quarta-feira (30).
O Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar as chamas, que impediam o tráfego na rodovia.
Os moradores protestavam porque, na madrugada do último dia 23,
“Chegaram aqui oprimindo criança, oprimindo morador, mataram o cachorro... Vai ficar por isso mesmo? Nós precisamos de uma resposta, se nós não tivermos uma solução, uma resposta do direitos humanos, uma resposta do Ministério Público, uma resposta de alguém, nós vamos fechar a BR de novo e vai ser pior dessa vez”.
23 de julho
No dia 23 de julho, eles denunciaram que mais de 40 indivíduos, que se identificaram como funcionários de uma empresa privada de segurança, agrediram pessoas e mataram animais durante a ação, cujo objetivo era desocupar a área, que seria propriedade particular.
Eles alegaram que ninguém apresentou uma ordem judicial e que o local é propriedade privada.
À época, um homem disse que os moradores foram ameaçados: “Dessa vez, eles vieram na madrugada, na calada da noite, aonde as pessoas, quando não estão dormindo, estão trabalhando”.
“A gente tem medo de ficar aqui, mas, mesmo com medo, a gente vai ficar. A gente pede a prefeitura ou algum órgão aí para poder dar um apoio para nós”, afirma o morador.
Outro denunciante conta que “não sobrou nenhuma casa” na área e que as pessoas estão “abandonadas”.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a área é privada e não é propriedade do município.