Moradores do Bairro Mantiqueira, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, reclamam de um problema que ocorre na Rua Ajair de Almeida Costa há pelo menos dois meses. Segundo eles, todos os dias motoristas desrespeitam a sinalização e trafegam na contramão da via, o que provoca um verdadeiro caos e aumenta o risco de acidentes.
A mudança para mão única, de acordo com a população, foi um pedido antigo, pois a rua é estreita e não comporta o grande fluxo de veículos. “O problema é que só mudaram parte da rua. Metade da rua é mão dupla, a outra metade é mão única. Ninguém está respeitando e o trânsito fica uma bagunça”, diz Geraldo Cruz, aposentado e morador do local.
As infrações ocorrem todos os dias, em qualquer horário, conforme explica o frentista Pedro Aragão, que também vive na região. “Para nós, a mudança é uma ótima ideia, pois o trânsito aqui é muito pesado para uma via residencial. Só que ninguém respeita e, por não ter ninguém fiscalizando nem câmeras que possam gerar multas, os motoristas se sentem à vontade para desrespeitar e continuar na contramão. Eles querem cortar caminho por aqui e isso ainda vai provocar um grave acidente”, explica.
A população afirma que já registrou várias reclamações no site da prefeitura, mas que as irregularidades não foram solucionadas. “As faixas que avisavam sobre a mudança já foram rasgadas pelo vento e caíram. Os motoristas só vão parar de desrespeitar quando doer no bolso. A gente avisa que é contramão e eles debocham, passam rindo porque sabem que não há punição”, conta Rogério Santos, eletricista.
Posicionamento da prefeitura de BH
A Itatiaia perguntou para a prefeitura de Belo Horizonte se é possível instalar câmeras no local e o que será feito para resolver o problema na Rua Ajair de Almeida Costa. Em nota, a administração municipal informou o seguinte:
“A BHTRANS esclarece que agentes vão realizar vistorias no local e ações de fiscalização para coibir o tráfego na contramão e reforçar a orientação aos motoristas sobre a nova circulação da via.”