Quatro criminosos armados assaltaram uma agência de veículos na tarde deste sábado (25) na Avenida Abílio Machado, no Bairro Alípio de Melo, na Região Noroeste de Belo Horizonte.
A avenida é um importante centro comercial da Região Noroeste e estava lotada por causa do movimento de pessoas que queriam aproveitar as promoções de Black Friday que ainda estão ocorrendo em estabelecimentos do local.
Segundo os funcionários da agência, o movimento intenso não intimidou os criminosos, que entraram no local e anunciaram o assalto em meio a clientes que estavam na loja.
Os funcionários afirmam que em um primeiro momento, para não chamar atenção, dois integrantes do grupo chegaram na agência e pediram para que os funcionários avaliassem a moto em que eles estavam, uma XRE branca.
No momento em que o funcionário se preparava para avaliar o veículo, um dos indivíduos sacou a arma e anunciou o assalto.
Os militares da 8ª companhia do 34° BPM agiram rapidamente e já prenderam um dos criminosos. À Itatiaia, um dos suspeitos, que diz ser pedreiro, explicou que conheceu os comparsas no momento do crime e que foi à agência fazer um “serviço”. “Deu vontade de andar num carro novo. Fui lá e peguei um carro pra andar”, acrescentou. Sobre a arma, ele disse que era dele e que o assalto foi “tranquilo”. “Pode perguntar as vítimas.”
Referente aos outros suspeitos, que até a publicação desta reportagem não foram detidos, ele afirma: “Só Deus sabe [onde eles estão], não faço ideia.”
“Bate um arrependimento, porque minha família vai sofrer com isso, minha branquinha e minha filha, de 9 anos. Só fica a saudade, que não vou vê-la tão cedo.” Conforme ele, o dinheiro do assalto era para uma “viagem de final de ano.”
Abordagem
O gerente da Agência Seminovos BHZ, Luciano Passe, explica que os criminosos entraram na loja com os rostos a mostra. “Não estavam com o rosto tampado. Eles renderam todo mundo, amarraram e ameaçaram, inclusive, levaram mais de nove chaves de outros veículos, além de celulares dos vendedores e clientes e um notebook”, disse.
“O pessoal está traumatizado. Apenas um deles estava agressivo, os outros estavam normais. Foi tudo bem rápido, em torno de 5 e 10 minutos. Os clientes ficaram muito assustados aqui, a gente estava com uns três, quatro clientes dentro da loja e foi isso”, acrescentou.
Com o homem, a PM aprendeu uma arma de fogo, uma chave do veículo da agência, além da moto que foi utilizada no crime. A XRE, que estava com a placa adulterada, também era roubada. “As viaturas estão empenhadas para tentar localizar os veículos e prender os infratores”, destaca o sargento Rone.
Na ação, segundo o sargento, as vítimas “foram rendidas e trancadas no escritório.” Além disso, os suspeitos “levaram as chaves dos outros veículos da agência.”
Três carros foram roubados - confirma modelos e placas abaixo. Até agora, nenhum dos veículos foi recuperado. A PM está realizando buscas em toda a agência para localizar os outros três envolvidos no crime.
Veículos roubados
Modelo: Cronos (Prata)
Ano: 2022
Placa: RNN-3D88
Modelo: HB20 (Marrom)
Ano: 2016
Placa: PSM-7J41
Modelo: Azera (Preto)
Ano: 2009
Placa: HHZ-3F31
Quem souber a localização dos veículos pode entrar em contato com a Polícia Militar pelo 190 e registrar a denúncia de forma anônima, se assim preferir.