Ouvindo...

Escolas de São João del-Rei reabrem após duas semanas fechadas por suspeita de bactéria

Escolas municipais passaram por desinfecção, assim como unidades de cidades vizinhas; pelo menos uma das três mortes registradas não foi causada pela bactéria

Caso preocupou moradores de São João del-Rei e região

Após duas semanas fechadas, as escolas municipais de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, reabriram nesta segunda-feira (6). As unidades de ensino passaram por desinfecção após a suspeita de casos de contaminação pela bactéria Streptococcus A. Duas mortes possivelmente causadas pela bactéria ainda são investigadas.

As aulas presenciais foram suspensas pela prefeitura no dia 25 de outubro. Outras cidades da região também haviam suspendido suas aulas, como Conceição da Barra de Minas, Tiradentes e Santa Cruz de Minas, mas todas já normalizaram suas atividades educacionais. Barroso, a 35 quilômetros de distância, realizou a desinfecção das dependências escolares sem suspender as aulas.

Mortes de crianças em São João del-Rei

A Prefeitura Municipal de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, descartou um surto ou estado de calamidade pública relacionado às mortes de três crianças, com idades entre 3 e 10 anos, e as possíveis infecções com a bactéria Streptococcus A. De acordo com o documento, o órgão tomou conhecimento sobre as mortes dos menores. O primeiro óbito aconteceu no dia 24 de setembro, o segundo óbito investigado aconteceu no dia 08 deste mês, e o terceiro, no dia 23. Pelo menos um desses casos já foi descartado.

Mais de 100 menores de idade com os mesmos sintomas já foram atendidos em unidades de Saúde da cidade. Em uma delas foi confirmada a presença da bactéria Streptococcus A.

Leia mais sobre os possíveis casos de amigdalite em São João del-Rei
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.