Ouvindo...

Exames preliminares apontam resultado negativo para bactéria Streptococcus em 3ª criança morta em São João del-Rei

Os resultados dos exames da FUNED devem ser divulgados no início da semana que vem

Exame preliminar aponta resultado negativo para bactéria da amigdalite

Os resultados preliminares de exames laboratoriais realizados em coletas da criança que morreu na última segunda-feira (24), em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, deram negativo para a bactéria Streptococcus pyogenes. A informação foi confirmada à Itatiaia por uma fonte ligada ao caso. A secretaria Estadual de Saúde ainda não confirma. O resultado oficial das análises deve ser divulgado no início da semana que vem pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), quando os testes para outras possíveis causas forem concluídos.

Até o momento, os exames também deram negativo para meningite. A criança morreu poucas horas após dar entrada na UPA de São João del-Rei com dor de garganta. Outras duas crianças, de 10 e 11 anos, morreram na cidade desde o dia 24 de setembro apresentando sintomas parecidos. No entanto, não houve coleta de material para análise após os óbitos. A paciente do quarto caso sob investigação é a única que teve resultado positivo para Streptococcus pyogenes até o momento. Ela recebeu alta nesta quarta-feira (25).

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais descartou a possibilidade de surto da bactéria Streptococcus pyogenes e afirma que os casos registrados na região não estão relacionados.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.