Ouvindo...

Veja o que se sabe sobre os possíveis casos de amigdalite em São João del-Rei

Prefeitura investiga três mortes de crianças que apresentaram sintomas de amigdalite; casos podem ter relação com a bactéria Streptococcus A

Casos chamam a atenção da população

A Secretaria Municipal de Saúde de São João del Rei, no Campo das Vertentes, investiga a morte de três crianças após apresentarem sintomas de amigdalite. Pelo menos outras quatro crianças estão internadas e sob acompanhamento da vigilância em saúde por possível da bactéria Streptococcus A.

Foram duas vítimas de 10 anos de idade e uma terceira, com 3 anos. O primeiro óbito aconteceu no dia 24 de setembro, o segundo óbito investigado aconteceu no dia 08 deste mês, e o terceiro, na última segunda, dia 23. Outras quatro crianças estão internadas com sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele que, na sua maioria, passaram avaliação médica e se encontram estáveis.

Em pelo menos uma dessas crianças, foi confirmada a presença da bactéria Streptococcus A. A Itatiaia conversou com a mãe de um menino de 9 anos que apresentou os mesmos sintomas e só foi diagnosticado com o mesmo problema após procurar um hospital de Barbacena, já que a Santa Casa de São João del-Rei teria apresentado diagnósticos diferentes.

Após a confirmação da infecção por bactéria, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei anunciou a suspensão das aulas da rede municipal de ensino entre quarta-feira (25) e o dia 5 de novembro. Apesar disso, a prefeitura descartou um surto na cidade e alertou para a disseminação de fake news.

Também nesta terça (24), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou que médicos da rede assistencial de São João del Rei receberão, nesta quarta-feira (25), um treinamento sobre como detectar casos de amigdalite bacteriana.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.