Ouvindo...

Enem 2023: voluntárias oferecem ‘abraço grátis’ para estudantes antes das provas em Belo Horizonte

Cartazes na porta da PUC Minas anunciam ‘abraço grátis’ com desejos de uma ótima prova

Cartazes na porta da PUC Minas anunciam ‘abraço grátis’ com desejos de uma ótima prova

Alguns voluntárias estão na porta da PUC do Coração Eucarístico, região Noroeste de Belo Horizonte, neste domingo (5), oferecendo ‘abraço grátis’ para estudantes e candidatos que vão fazer as provas, a partir das 13h30. Os portões da PUC foram abertos pontualmente às 12h, uma hora e meia antes do início das provas. Em Belo Horizonte foram confirmados 57.967 inscritos.

Neste domingo (5), quase 4 milhões de pessoas de todas as 27 unidades da federação começam a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Só em Minas Gerais, são mais de 380 mil inscritos.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio dos Correios, concluíram, às 11h (horário de Brasília), a entrega das provas deste primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Para fazer a entrega simultânea em 10 mil locais, foram mobilizadas mais de 6 mil pessoas e 5 mil veículos, e organizados 19 voos em mais de 8 mil rotas para percorrer cerca de 300 mil km.

Além da entrega das provas, os Correios também realizam a coleta dos Cartões-Resposta, durante logística reversa do exame, na qual todos os malotes são conduzidos para os locais onde serão realizadas as correções. A operação também será feita com foco no próximo domingo (12) de aplicação.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

As instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Cursou jornalismo no Unileste - Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012 se mudou para a Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.