Alguns voluntárias estão na porta da PUC do Coração Eucarístico, região Noroeste de Belo Horizonte, neste domingo (5), oferecendo ‘abraço grátis’ para estudantes e candidatos que vão fazer as provas, a partir das 13h30.
Neste domingo (5), quase 4 milhões de pessoas de todas as 27 unidades da federação começam a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Só em Minas Gerais, são mais de 380 mil inscritos.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio dos Correios, concluíram, às 11h (horário de Brasília), a entrega das provas deste primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Para fazer a entrega simultânea em 10 mil locais, foram mobilizadas mais de 6 mil pessoas e 5 mil veículos, e organizados 19 voos em mais de 8 mil rotas para percorrer cerca de 300 mil km.
Além da entrega das provas, os Correios também realizam a coleta dos Cartões-Resposta, durante logística reversa do exame, na qual todos os malotes são conduzidos para os locais onde serão realizadas as correções. A operação também será feita com foco no próximo domingo (12) de aplicação.
Leia mais:
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2023: Itatiaia e Chromos divulgam
gabarito do Enem Enem 2023: jovens oferecem ‘oração grátis’ para estudantes momentos antes das provas; veja vídeo Hora do Enem 2023: programa especial da Itatiaia analisa provas do primeiro dia Enem 2023: portões dos locais de prova são abertos, veja movimentação em BH’
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
As instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.