Ouvindo...

Morador denuncia descarte de óleo às margens da BR-381: ‘vai matar a nascente e os peixes’

Vídeo enviado pela Itatiaia mostra líquido descendo por canaleta às margens de rodovia em Itatiaiuçu, em direção à área verde de uma fazenda vizinha

Fotos mostram óleo escorrendo em direção à nasceste

Um morador da zona rural de Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte, denuncia um descarte de óleo às margens da BR-381 (Rodovia Fernão Dias) no km 547, no sentido São Paulo. Uma nascente com peixes estaria ameaçada pelo líquido.

Em contato com a Itatiaia, o empreendedor Laércio Chaves de Oliveira denunciou que o óleo teria sido dispensado por um caminhão no terreno de um posto de combustíveis. Segundo um prestador de serviços que trabalha no local, o motorista jogou uma grande quantidade de óleo no chão e foi embora em seguida. Veja o vídeo:

O óleo está escorrendo em grande quantidade por uma canaleta que leva para a fazenda vizinha ao posto, que é de propriedade de Laércio. Segundo o empreendedor, o líquido deve atingir uma nascente que fica na fazenda, arriscando matar bagres, piaus, piabas, tilápias e outros peixes, além de atingir uma grande área verde.

O denunciante afirma que acionou a Polícia Militar e a Arteris, concessionária que administra a via, mas ninguém foi ao local atender o chamado. A Itatiaia entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento. Sustentável de Minas Gerais (Semad) e com a Polícia Militar e aguarda retorno.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.