Ouvindo...

Escolas do município retomam aulas após paralisação e sindicato vota indicativo de greve

Trabalhadores votaram contra proposta do secretário municipal de educação; prefeitura nomeia nova secretária de educação

Escolas do município retomam as aulas após paralisação e sindicato vota indicativo de greve

As aulas na rede municipal de ensino de Belo Horizonte foram retomadas nesta quarta-feira (23) após paralisação da categoria ocorrida na terça (22). A decisão pela volta às aulas aconteceu depois de assembleia da categoria, ocorrida na tarde de ontem, que contou com a presença de cerca de 1.500 trabalhadores, conforme informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE). Os trabalhadores votaram um indicativo de greve.

Na assembleia, os trabalhadores em educação votaram contrários à proposta do secretário municipal de educação, Charles Martins Diniz, que pretende alterar a Lei Orgânica do Município permitindo a contratação temporária de professores por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS).

“Os trabalhadores ainda votaram um indicativo de greve e a possibilidade de adiantamento da próxima assembleia, marcada para o dia 14/09, caso a proposta avance”, detalha o sindicato.

Na tarde de ontem (23), a prefeitura de Belo Horizonte nomeou a pedagoga e historiadora Roberta Rodrigues Martins Vieira para o comando da Secretaria de Educação, um dia após o professor Charles Diniz deixar a pasta.

Descongelamento

Os trabalhadores aceitaram a proposta da prefeitura sobre o descongelamento dos direitos sociais dos servidores, como quinquênio e férias prêmio. “O PL concederá os 18 meses paralisados da contagem de tempo para todos os direitos como quinquênio e férias prêmio. Todos os direitos serão publicados na data original, mas com efeito financeiro a partir de janeiro de 2024. O PL não inclui pagamentos retroativos.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022