Ouvindo...

Professores da rede municipal de BH estão paralisados nesta terça-feira (22)

Segundo o sindicato da categoria, aproximadamente 90% dos profissionais aderiram à paralisação

A paralisação acontece junto com a abertura do Cadastramento Escolar 2024 da Prefeitura de Belo Horizonte

Os professores da rede municipal de Belo Horizonte estão paralisados nesta terça-feira (22). Uma assembleia para discutir as demandas da categoria será realizada às 14h na Praça da Estação, no centro da capital mineira.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-REDE), a assembleia vai discutir a proposta de descongelamento feita pelo prefeito Fuad Noman, a campanha salarial de 2024 e a proposta de alterar a lei orgânica do município para autorizar a contratação de professores por processo seletivo simplificado.

“Somos contrários à contratação via processo seletivo de forma precária. Manter da forma como já acontece, por meio do ingresso via concurso público, garante o acesso à carreira para o conjunto dos servidores e uma educação de qualidade para os estudantes da cidade”, informou o sindicato.

Segundo o Sind-REDE, aproximadamente 90% dos profissionais aderiram à paralisação. A instituição afirma que ainda não há indicativo de continuidade da greve e que as aulas devem ser retomadas a partir desta quarta-feira (23). Mas, a paralisação pode continuar caso a prefeitura insista em contratar professores substitutos na rede municipal de BH.

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte esclareceu que “respeita a adesão à paralisação/greve, que é individual de cada professor, e também, em respeito à comunidade escolar, garante a reposição da carga horária para que nenhum aluno seja prejudicado.”

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.