Ouvindo...

Times

Bebê abandonado pela mãe em sacola na Grande BH é adotado pelos tios

Recém-nascido estava internado no Hospital São Judas Tadeu, em Ribeirão das Neves; criança já foi para casa com a nova família

O bebê abandonado em uma sacola de supermercado, pela própria mãe, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi adotado pelos tios maternos. A informação foi compartilhada pelo coordenador geral do Hospital São Judas Tadeu, Ilanio Miranda, nas redes sociais, nesta sexta-feira (18). A Prefeitura de Ribeirão das Neves confirmou a adoção.

O recém-nascido foi encontrado na última terça-feira (15) na calçada da avenida Francisco Bento Rodrigues, no bairro Alterosa, pelo guarda patrimonial Wellington Afonso, de 47 anos. Segundo a mãe do bebê, ela decidiu abandonar o filho por não ter condições financeiras para criá-lo. Ela chegou a ser detida, mas foi liberada pela Polícia Civil.

O bebê foi levado para o Hospital São Judas Tadeu e passou por exames para atestar o seu estado de saúde. Mas, até a tarde dessa quinta-feira (17), o destino do pequeno Miguel, nome escolhido pelos pais adotivos do bebê, ainda era incerto.

De acordo com o coordenador da unidade de saúde, assim que a criança chegou ao hospital, a equipe de assistência social contatou o Conselho Tutelar para que ela fosse adotada. Miguel foi registrado pelos tios maternos e ganhou uma nova família. “Essa história começou triste, mas terminou com um final feliz”, disse o coordenador do hospital.

Nessa quinta-feira (17), Miguel recebeu alta e já foi para casa com os pais adotivos. Segundo Ilanio, a adoção do bebê comoveu a equipe do hospital. “A felicidade contagiou o hospital todo. A gente achou que ele ia demorar a ser adotado, mas foi muito rápido. O Miguel conquistou todo mundo aqui pelo jeitinho dele ser. Ele é um bebê muito calmo. Ele é muito quietinho, nunca chora. Tá todo mundo apaixonado”, contou.

Em nota enviada à Itatiaia, a Prefeitura de Ribeirão das Neves confirmou que a criança está sob os cuidados dos tios maternos e disse que ela segue sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar. O município ainda informou que a Polícia Civil está acompanhando o caso de abandono junto ao Conselho Tutelar.

Relembre o caso

A criança com poucos dias de vida foi abandonada dentro de uma sacola plástica e encontrada por um homem na manhã de terça-feira (15) na avenida Francisco Bento Rodrigues, no bairro Alterosa, em Ribeirão das Neves na Grande BH. O homem que encontrou a criança levou o bebê para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e, em seguida, ligou para a polícia.

Ao ser detida, a mulher disse aos policiais que tomou a decisão por não ter condições de criar mais um filho e demonstrou “desespero e arrependimento”. De acordo com o sargento Rodrigo Martins, a mulher foi localizada pelos militares pouco após o bebê ser resgatado. Nervosa e chorando bastante, ela disse aos militares que ela mesma ligou para a Polícia Militar minutos após abandonar o bebê, que estava dentro de uma sacola plástica.

*com informações de Clever Ribeiro, Mariana Cavalcanti e Clarissa Guimarães

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais