A vacinação contra a gripe, está disponível para toda a população a partir de seis meses, com a campanha marcada até o dia 31 de maio. Até o momento, não há orientação do Ministério de Saúde e da Secretaria de Estado sobre a prorrogação.
O imunizante está disponível em todos os 152 centros de saúde de Belo Horizonte, além de pontos extras em parcerias com drogarias. São 35 farmácias das redes Drogarias Pacheco, Drogaria Araujo, Droga Clara e Drogarias Extra Popular.
Quais são os postos extras?
Faculdade UNA (Centro-Sul) — Funcionamento das 8h às 16h
Rua dos Aimorés, 1.451, Lourdes
Faculdade Universo (Nordeste) — Funcionamento: Terça e sexta-feira das 8hs às 12h/ Segunda, quarta e quinta-feira das 8h às 17h
Rua Paru, 762, Nova, Floresta
Centro Universitário UNI-BH (Oeste) — Funcionamento das 9h às 16h
Rua Líbero Leone, 259, Buritis
Faculdade Anhanguera (Venda Nova) — Funcionamento: das 9h às 18h
Rua Padre Pedro Pinto, número 1.315, Venda Nova
Segundo a prefeitura, a vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
“O imunizante é trivalente e protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da covid-19, por exemplo”, explicou.
Jandira Lemos, referência técnica da Diretoria de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, explica que mesmo com a campanha, grupos prioritários não estão se vacinando.
“Alerta as nossas crianças, gestantes, professores, trabalhadores de saúde, a população acima de 60 anos, e imunossuprimidos, não deixem de se vacinar, procure uma unidade de saúde. A vacina contra gripe protege, tenha certeza disso”, afirma.
Balanço da campanha
De acordo com informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), até o dia 23 de maio foram aplicadas cerca de 340 mil vacinas contra a gripe em pessoas pertencentes aos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde para fins de acompanhamento de cobertura vacinal. Considerando esses grupos, a cobertura vacinal está em 42,5%.