Neste sábado (13), seis Centros de Saúde vão abrir em Belo Horizonte para atender a população com sintomas de dengue, chikungunya ou doenças respiratórias. O funcionamento será das 7h às 18h.
A abertura das unidades faz parte do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde, que busca melhorar a qualidade e segurança da assistência médica, visando evitar ocorrências de maior gravidade.
Além disso, também vai continuar sendo ofertado o serviço de teleatendimento para todos os pacientes com os mesmos sintomas, com agendamentos de 7h30 às 18h30. O serviço foi estendido e agora funciona de sábado a quinta-feira.
Como agendar uma teleconsulta
A teleconsulta deve ser agendada no Portal da PBH a partir das 7h.
Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em Centros de Saúde na capital tem acesso à teleconsulta por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH.
Para agendar, a pessoa deve acessar o serviço na página de teleconsultas e, após confirmar o cadastro na plataforma, escolher a data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade. Depois, o usuário entra no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.
As teleconsultas para crianças devem sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema, e não com o cadastro dos pais ou responsáveis.
Postos abertos
Barreiro: Centro de Saúde Barreiro de Cima: Praça Modestino Sales Barbosa, 100, Flávio Marques Lisboa
Nordeste: Centro de Saúde São Paulo: Rua Aiuruoca, 455, São Paulo
Norte: Centro de Saúde Aarão Reis: Rua Waldomiro Lobo, 177, Aarão Reis
Oeste: Rua Canoas, 678 - Betânia
Pampulha: Centro de Saúde Santa Terezinha: Rua Senador Virgílio Távora, 157, Santa Terezinha
Venda Nova: Centro de Saúde Rio Branco: Rua Crisanto Muniz, 120, Rio Branco